sábado, 16 de novembro de 2013

Projeto Mochila Literária: Divulgação de autores nacionais. Aracaju - SE 14/11/2013

Olá Amantes Por Livros,

Postaremos hoje a cobertura do Projeto Mochila Literária, realizada pela Editora Modo em parceria com o Blog da Yume Chan. o Evento ocorreu no dia 14 de novembro na Livraria Escariz do Shopping Jardins e contou com a participação de 6 autoras dentre elas Janaina Rico, Silvia Fernanda e Lilian Farias.



Primeiramente, falaremos sobre o Projeto Mochila Literária. Este projeto consiste em um turnê que será realizada durante os anos de 2013 e 2014 com autores nacionais. A ideia é de divulgar os autores, assim como, blogs que possuem o intuito de serem divulgadores das obras. Todas as apresentações contam com conversas com os autores, sessões de autógrafos e, é claro, vendas dos livros.






Da esquerda para direita: Pedacinho da Lilian Farias, Silvia
Fernanda e Janaina Rico.


O evento foi maravilhoso, inicialmente, rolou um papo bem informal com as autoras Janaina e Silvia, no qual conseguimos descobrir diversas coisas sobre o mundo literário. Aqui iremos expor a sinopse de alguns livros que foram exibidos durante o Projeto.









Yume Chan e seus marcadores - Organizadora do Evento
aqui em Aracaju/SE

Ao longo do projeto foram exibidos os livros das autoras que estavam presentes e as mesmas, foram tecendo comentários acerca da escrita da obra e sobre a história. Essa conversa informal foi interessante para provarmos que a nossa literatura está mais moderna e encorpada, não devendo para nenhum livro de fora. O cenário, apesar de pequeno, vem tomando dimensões cada vez mais amplas o que nos dá um gás para ampliarmos a divulgação dos nossos autores.


Agora vamos conhecer algumas autoras que participaram do projeto e suas respectivas obras. Estas divulgações não partiram de parcerias formadas, curtimos bastante o evento e por este motivo decidimos divulgá-las, pois, suas histórias nos cativaram profundamente. As autoras que estão sendo exibidas aqui participaram do evento em Aracaju. Outros autores não vieram, mas participaram da edição nas outras cidades, indo no blog da Yume Chan (o link já esta no início do texto). Cabe lembrar também, que as autoras não possuem apenas os livros que foram postados aqui, indicamos apenas alguns para divulgar. Para saber mais sobre as autoras é só acessar os links de contato que está no final da descrição de cada uma delas. Agora curtam as autoras e suas histórias.
-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----
Adriana Vargas - Livros: O voo da Estirpe e O Oitavo Pecado
Nascida em 27 de dezembro em Anápolis, Goiás, veio para Mato Grosso do sul ainda pequena. Começou a escrever desde que aprendeu a ler, pois seus pais compravam enciclopédias infantis ilustradas para incentivar seu gosto pela leitura, enquanto as crianças brincavam no quintal.Imaginava histórias que nunca viveu e as passava para o papel. Esses escritos, porém, eram escondidos debaixo do colchão. Ao serem revelados, venceu o seu primeiro concurso literário aos oito anos de idade, representando seu estado em nível nacional, o que lhe deu a segunda colocação no Concurso Mirim, realizado em 1978. Aos treze anos escreveu seu primeiro romance.
Todos os seus trabalhos são palpados em pesquisa de campo junto à realidade dos comportamentos e traços característicos do que escreve, convivendo com as pessoas e situações. Questionadora por natureza, está sempre em busca de respostas.Tem o ímpeto atrativo em escrever livros inspirados em acontecimentos verídicos.Adriana desenvolveu um estilo literário ímpar, seus livros são marcados por singularidade e inovação linguística. A escritora encabeça a lista de traços inéditos à literatura nacional. O fluxo da consciência indefine as fronteiras entre a voz do narrador e a das personagens, de modo que reminiscências, desejos, falas e ações se misturam na narrativa num jorro desarticulado, descontínuo, que tem essa desordem representada por uma estrutura sintática caótica. Assim, o pensamento simplesmente flui livremente, pois as personagens não pensam de maneira ordenada, e sim, conturbada e desconexa, ou seja, é a espontaneidade da representação do pensamento das personagens que caracteriza o caos de tal marca literária.Aprecia a escrita de romances e discurso interior. Seus livros possuem o dom de nascerem viscerantes – em pouco tempo o leitor torna-se íntimo de suas personagens, criadas com o afã de cavar, no fundo do âmago, o sentimento capaz de dominar, jogar os leitores entre as suas palavras, em uma entrega não somente infinita, mas de profundidade. Este é o modo como vive e se relaciona com a vida.Com participações e menções honrosas em vários concursos literários, acredita neste caminho para galgar as escadas tão dificultosas em um país cuja leitura ainda é um desafio.
Impressões do Crítico Literário Bezerra Bernardes. (Editado pelos autores do Blog Amantes Por Livros e Filmes. O texto completo se encontra no Skoob da autora).
Sinopses:

O Voo da Estirpe



O voo da estirpeClarice - sua mente refratária não para, buscando pelas lembranças ou sentimentos. Um dia ela se lembrará como tudo aconteceu, caso consiga acordar e se lembrar... Seu corpo está inerte. Aparentemente morta, trazia a pele fria pelo desamparo e solidão. Na boca, um tubo alimentava-a de forma robótica. No nariz, um ar mecânico enchia seus pulmões. No coração – a lembrança viva de Klaus. Na mente, experiências no estado quase-morte confundiam sua realidade, ela não sabia mais em qual parte da vida vivia - dentro ou fora do coma. Onde está ou esteve Klaus? Ele existe ou está morto ou é fruto de sua imaginação? Clarice mergulhará para buscar tais respostas; atravessará as barreiras e limites da compreensão para - encontrá-lo ou reencontrá-lo? Cabe ao leitor descobrir se é verdade ou fantasia os momentos de Clarice... Quem é Clarice?Os mortos estão entre nós?
 O Oitavo Pecado


O Oitavo PecadoO que se faria por amor? Um anjo caído em busca de seu grande amor... Alguém terá que pagar por isso... Somente o mais forte sobreviverá. Henaph nasceu com a missão de guardar o Jardim, porém, ao se deparar com o seu Mestre de ensinamentos, Deus Hermes, que a prepararia para a sua missão, abdicou de tudo, até mesmo de sua imortalidade para viver este grande amor, cometendo o Oitavo Pecado, em nome de uma paixão, porém, ao conhecer Minos, o rei de Creta, se envolve em um instigante triângulo amoroso; nas malhas de uma paixão proibida, que a obrigará a fazer uma escolha entre o verdadeiro amor, ou volta da imortalidade. Entre a missão e a paixão, Henaph precisará fazer uma escolha... O que ela escolherá? Livro vencedor do Prêmio INTERARTE como um dos cinco melhores romances de 2012. Prêmio reconhecido na França, Chile e Áustria. Encontre esta obra na livraria Cultura de sua cidade e na loja online da Editora MODO. 

Contatos com a autora e compra dos livros:



Skoob: http://www.skoob.com.br/autor/5903


-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----
Janethe Fontes - Livro: Vítimas do Silêncio


Nas palavras da própria Janethe Fontes: "Sou uma sagitariana apaixonada pela vida, pela família (incluindo meus filhos de 4 patas) e também pela natureza". Ainda segundo ela, a vontade de escrever surgiu na adolescência, mas seu primeiro livro, Vítimas do Silêncio, foi escrito aos 28 anos.Além da obra Vítimas do Silêncio, a autora já publicou também os seguintes livros: Sentimento Fatal, Doce Perseguição, O Voo da Fênix 




Sinopse:
Vítimas do Silêncio
Vítimas do SilêncioViolentada sexualmente, ela preferiu manter o silêncio. Porém, o preço do seu silêncio pode ter-lhe custado alto demais...

... Um caso de abuso sexual ...
... Uma tentativa de fuga ...
... Um novo crime e ameaças ...
... O reencontro com o inimigo ...

Uma garota é vítima de estupro e tenta reconstruir sua vida. Mas, quando finalmente acredita ter encontrado o caminho da felicidade e esquecido aquela noite fatídica, um novo episódio a faz despertar para a apavorante certeza de que é absolutamente impossível fugir do passado... E só existe uma alternativa para que a paz retorne ao seu coração e se faça prevalecer a justiça: confrontar seu pior e mais temível inimigo.

Com uma narrativa surpreendente, a autora mantém o suspense até o fim, fazendo com que o leitor tenha de prender o fôlego para acompanhar essa aventura que traz, a cada capítulo, novas revelações e emoções de um passado que já parecia esquecido.

"Vítimas do Silêncio combina ingredientes como Romance, Aventura, Suspense, Sedução e Mistério em um livro que vai prendê-lo do começo ao fim, tendo como pano de fundo a questão do abuso sexual." 

(Nota: Sinopse da segunda edição).
Contatos com a autora e compra do livro:
Twitter: https://twitter.com/janethefontes
-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----
Lilian Farias - Livro: O Céu é Logo Ali (Modo Editora)

Biografia: Lilian Farias é graduada em Letras-Português pala UPE – Universidade de Pernambuco. Especialista em Linguística pela POSEAD. Educadora de profissão e apaixonada pela literatura. Para sentir a vida pulsando, nos horários vagos ouve música e faz poesia.


Contato com a autora e compra do livro:


Sinopse:
O Céu é Logo Ali
O céu é logo ali“O céu é logo ali” se desenvolve em um turbilhão de sentimentos, em facetas representadas por duas personagens e o que as cercam, com desejos, sonhos, lembranças, descobertas e inquietações marcando um encontro em que histórias paralelas se unem pelo mesmo ideal: liberdade! Mas, o que é a liberdade? O que aprisionava Dolores e Clarice para que o encontro pudesse salvar suas almas encarceradas? Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que unidas pelo destino resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o vôo das borboletas.
Livro autografado pela autora.

-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----
Janaina Rico - Livros: Ser Clara (Editora Underwold), Cartas para um Pai (Modo Editora), O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar (Pedro&João Editores)
Biografia: Nascida em Brasília, filha do escritor Luiz Berto Filho (autor de vários livros, dentre eles O Romance da Besta Fubana e editor do jornal Besta Fubana) e da historiadora Elisabete Regina Rico Torres, é colunista do portal Mundo Mulher e da revista eletrônica Mulheres Que Comandam.Formou-se em Direito em 2009 pelo Centro Universitário Euroamericano Unieuro. Deu aulas de Direito do Trabalho e Direito Administrativo no GranCursos e Adição. Trabalhou como servidora pública federal no Ministério das Cidades. Em2010, largou a carreira jurídica e o serviço público para dedicar-se à carreira de escritora.Foi para o Rio de Janeiro, onde morou seis meses e fez os cursos “Como escrever um romance”, na Estação das Letras, com Moacir Costa Lopes, autor de A Ostra e O Vento, e “Roteiro teatral”, com Regiana Antonini, roteirista dos programas Zorra Total e O Divã, na Cia de Teatro Contemporâneo.Escreveu e produziu os espetáculos teatrais “O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar”, “O sindicato do folclore” e “Jardim de Poesia”, encenados em teatros e shoppings de Brasília. Fundou a Cia Teatral Três Amiguinhos e a Rico Produções Artísticas.É criadora das campanhas “Ler Está Na Moda” e “Eu Leio Brasil”. Publicou em 2009 a primeira edição do romance “Ser Clara” pela Pedro & João Editores.Em 2010, lançou pela mesma editora o seu livro infantil “O maravilhoso livro de desenhos da menina que não sabia desenhar”. E, em 2012 lançou pela Editora Underworld a segunda edição do romance feminino “Ser Clara”. Em 2012 lançou o romance “Apimentando” pela Pedro & João Editores.
Contatos com a autora e compra dos livros:

Sinopses:
Ser Clara
Ser Clara
Clara é uma jovem brasiliense, de 27 anos, que está envolvida com os preparativos do casamento de sua melhor amiga, Laura. Durante a festa conhece um médico rico e famoso, o homem dos sonhos de qualquer mulher. Porém, acaba se envolvendo com um colega de adolescência. Mal sabe ela os obstáculos que viverá pela frente, tais como uma sogra desesperada e até mesmo tentativas de assassinato, até que consiga decidir o que quer da vida.


Trata-se de um livro de linguagem simples e atual, que descreve o cotidiano, os sonhos e as aventuras de uma mulher vivendo entre a realização de uma vida independente e o desejo de conhecer e viver um grande amor.

Clara, Laura, João Thomas, Léo são personagens que encontramos em nosso dia a dia, no trabalho, nos bares, nas festas. Um passeio pelos desejos e sonhos do imaginário feminino.


Cartas Para um Pai 


Cartas para um pai



Juliana achou que suas férias em João Pessoa renderiam apenas fotos e boas lembranças, mas não foi assim que as coisas se desenrolaram. Uma gravidez inesperada alterou toda a sua vida e, para se comunicar com o pai do bebê, as cartas foram a melhor escolha. Um livro emocionante e envolvente, sobre amores e a formação de uma nova vida.






Livro autografado pela Autora.
-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----
Silvia Fernanda - Livro: 30 dias com Camila
Biografia: Silvia Fernanda é o pseudônimo de uma baiana, soteropolitana “por gosto”’ desde os três anos de idade. Leitora ávida, sempre criou suas próprias histórias e às vezes encontrou pessoas que gostavam delas. Há quatro anos começou a postar suas histórias em diversos websites, surpreendendo a todos ao alcançar rapidamente popularidade e tornar-se uma referencia na escrita de romances adultos. Seu primeiro livro publicado foi 30 dias com Camila. “Você arranjou um Problema", seu segundo livro foi lançado na Bienal do Livro que ocorreu no Rio de Janeiro em 2013. (Fonte da Biografia e Fonte da Imagem)  
 Sinopse:
30 Dias com Camila
A vida de Camila estava um caos. Acabou de completar 30 anos. Perdeu a mãe. Sua melhor amiga se mudou para o outro lado do país. Está apaixonada pelo filho do chefe, que além de ser seu colega de trabalho é noivo de uma mulher que atormenta sua vida. Está entediada, deprimida e a ponto de fazer uma besteira com a própria vida. É uma pessoa que nada tem a perder. E pessoas que não tem nada a perder são muito perigosas... Edgar tinha vida perfeita. Noivo. Bem sucedido. E finalmente de férias para curtir sua lua de mel em paz. Porém do dia para noite tudo muda: sua noiva foge com outro e para piorar a situação no dia seguinte acorda vendado e algemado a uma cama por uma louca, que após fazer loucuras com seu corpo, lhe faz uma proposta muito chocante: 30 dias de muito sexo, sem regras, sem compromissos.


Contatos com a Autora e compra do livro:


-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----x-----

É claro que esta aqui é uma pequena amostra da grandiosidade que foi o evento. Estamos felizes de ter entrado no Roteiro de Lançamentos e Editoras e, principalmente, ficamos muito felizes pelo contato com autoras tão maravilhosas. Tenho certeza que estas histórias são muito interessantes e valem a pena serem lidos. Como sempre: Leiam, Curtam, Compartilhem e, por favor, Comentem nos dando um feedback para melhorarmos a página para vocês, ok?! Ficamos por aqui. Até mais, Amantes Por Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário