domingo, 24 de agosto de 2014

Resenha Enviada, do autor Sérgio Pereira

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Mais resenhas fresquinhas para vocês. Além de ser uma ótima forma de falar sobre o trabalho do autor, uma resenha também serve para tirar as dúvidas do leitor sobre aquela obra. É interessante que o leitor busque um livro que se adeque ao seu estilo, pois, caso o estilo de quem tá lendo casar com o livro, pode ter certeza que a pessoa não gostará da leitura. A resenha de hoje é do livro Enviada, primeiro livro da Série Eternos, sob autoria de Sérgio Pereira. Vale ressaltar que apesar do livro que foi enviado ser da editora Chiado, o livro será reimpresso e relançado pela Editora Selo Jovem.


O livro nos apresenta como personagem principal Angela Petre, uma adolescente que irá completar 17 anos. Ela vive em Viena, na Áustria. Sua vida é meio difícil por causa da superproteção da mãe. Apesar de toda essa situação, o relacionamento entre Angela e seu namorado Frederik, se torna sua válvula de escape para a realidade dela, aliviando sua pressão de tudo o que ela vive dentro de casa.

A vida da protagonista é cercada de mistérios. Depois de certos acontecimentos, uma estranha mulher chamada Loreta aparece para ela lhe fazendo uma revelação que mudará completamente sua vida: Angela faz parte de uma profecia que a leva ser perseguida por seres sobrenaturais como anjos e magos negros.

Durante a virada do ano, fatos estranhos começam a ocorrer, um Mago Negro aparece e tira a vida de Frederik. Angela fica absorta e decide fazer um pacto com o Arcanjo Loreta, onde este propõe que lhe oferecerá total proteção caso ela se refugie no Rio de Janeiro. Angela então decide mudar-se junto com seus pais. Ao chegar na cidade, ela conhece dois garotos bastante diferentes: o Dimitri, é um nerd que é o primeiro amigo de Angela na escola, sempre ao lado dela e protegendo contra qualquer coisa. Logo em seguida chega a escola um garoto problemático, Gustav, que apesar de boa família tem um estilo bad boy. Toda esta rede de acontecimentos levam ao início da história de Angela e sua escolha entre o bem e o mal.

Bom, inicio dando pontos positivos pela história. Apesar do livro apresentar uma história já bastante retratada, Enviada consegue se destacar com uma história entre anjos, arcanjos e magos. O livro é o primeiro da série Eternos, por isso aqui, somos inicialmente apresentados aos personagens principais, suas características e seus perfis psicológicos. O autor fica devendo para os leitores muitas ligações entre um fato e outro, o que gera uma falta de conexão causando, consequentemente, a confusão de quem está lendo. Eu sei que é uma série e ainda virão outros, mas o fato de ser o primeiro livro não tem como deixar certas coisas amplamente vagas. Não estou falando sobre pontos específicos ou detalhes, que sei que poderá vir nos outros, mas falo da narrativa, sendo que fiquei perdida algumas horas.

Achei os personagens um pouco rotulados demais e a principal não me cativou. Neste ponto o autor se perde em clichês de histórias escolares estadunidenses, ou seja, garota boazinha é atormentada por menina loura do mal, que sente inveja por todos estarem olhando para a novata. O nerd é típico, sempre CDF, nada descolado e assim por diante. E é claro o bad boy, que chega com sua moto quase que exclusiva, lindo de morrer, que todas as garotas o querem mas ele só tem olhos para a novata bonitinha. Sei que tudo isso faz parte de histórias já marcadas, não me importaria o fato de serem colocados na mesma linha de raciocínio só que com características marcantes.

O material do livro é muito bom. Adorei as páginas amarelas, assim como a encadernação do livro. A capa possui um design muito bonito e consegue chamar a atenção. A quantidade de páginas são razoáveis e conseguem apresentar a história sem enrolação. Existe alguns erros de gramática mas nada que atrapalhe a leitura.

Agradeço ao Sérgio por ter enviado o livro para que pudesse ser resenhado pelo blog. Sei também que a dificuldade é imensa, tanto de escrever quanto de publicar um livro, e que as observações aqui colocadas são do ponto de vista de leitora e crítica. A nota para o livro foi 3,5/5. É claro que cada opinião é pessoal, por isso não se sintam desmotivados caso a crítica tenha passado essa ideia, mas leiam, pois, a visão de cada um é diferente. O livro apresenta uma boa história, tenho certeza que o autor irá desenvolvê-la mais e melhor nos próximos livros.

E então, gostaram da resenha?! Não esqueçam de comentar aqui embaixo e é claro de curtir nosso blog e nossas outras redes sociais. Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário