Faz maior tempão que eu não passo por aqui não é?! Mas hoje vim especialmente para deixar uma resenha bacana do livro fantástico do nosso velho e querido amigo Abel Luiz. Apresentarei para vocês hoje a resenha do livro Terra II e outras histórias, mais um livro nerd para coleção.
Abel Luiz já havia conquistado o posto como autor nerd de primeira qualidade quando publicou Ariel no mar das maravilhas e o que ela encontrou por lá, já resenhado aqui no nosso blog). Por este motivo, foi com satisfação que recebi mais esta obra, para ter a alegria, de publicar minha opinião.
No conto O Robô e seu Menino, Max é um garoto comum que adora assistir televisão. Em um dos seus programas favoritos, Professor Iguana anuncia uma super promoção: aqueles que escreverem a melhor frase ganhará um robô novinho da Corporação Robôs do Futuro. Max e sua amiguinha Caren irão buscar a resposta perfeita. Mas nem todos estão felizes e inspirados, podendo estragar o plano de Max em ganhar o robô.
O segundo conto, Diário, foca na menina Luana, que começa a descrever seus dias devido a um projeto incentivado na escola. Apesar de não gostar de início, ela começa a descrever de forma hilária seu dia-a-dia, principalmente, as aventuras do cotidiano como pegar um ônibus e tomar chuva quando se está desprotegida.
O conto principal, Terra II, traz Abel, Cel e Pedro em um belo dia de sol tirando fotos. Porém, uma chuva inesperada, faz com que eles se protejam em uma caverna. Neste lugar encontrarão um objeto esquisito. A curiosidade da Cel faz com que ela toque no objeto e seja transportada com os amigos, para Terra II, um lugar semelhante ao Planeta Terra só que com criaturas e tecnologia diferentes. Chegando lá são recebidos nada mais nada menos por Leonardo Da Vinci. Nesta aventura descobrem que Leonardo possui uma máquina que podem os transportar de volta, mas não será tão fácil quanto imaginam.
Existem outros contos muito bons, mas destaco estes três que são principais. Abel continua com sua maneira hilária e inteligente à la Douglas Adams. De forma irreverente, Abel consegue juntar inteligência, comédia, aventura, história e outras coisas misturando tudo isso em um texto fluído e gostoso de ler. Apesar de ser o segundo livro dele, vários personagens apresentados já estavam em outros contos e escritos do autor, mas são apresentados junto com outros que já vimos em Ariel no Mar das Maravilhas (curtam a resenha aqui).
Os personagens são construídos maravilhosamente bem. Apesar de serem adolescentes, a visão de vida de cada um é bastante adulta, não caindo no clichê de colocar jovens estereotipados sem nada na cabeça. Cada personagem tem uma ficha com suas características apresentadas no final do livro (sugiro ler as fichas antes de começar a história).
Eu sou muito suspeito para falar dos livros do Abel, virei fã desde o primeiro. Sua semelhança com Douglas Adams não é mera coincidência, é clara a influência do autor estrangeiro, nem por isso Abel “estrangeiriza” sua obra, ao contrário, até conseguimos nos sentir próximos aos personagens, fazendo com o que leitor facilmente se coloque no lugar dos personagens, já que toda a realidade do livro é com pessoas como eu e você.
Apesar de ser um livro “independente” vários pontos positivos para a qualidade da obra. Achei que a imagem da capa poderia ter sido mais explorada e com uma qualidade melhor. A diagramação é muito boa e os desenhos do próprio autor. No geral da obra 5 de 5 sem nem pensar duas vezes.
Novamente vou agradecer pelo brilhantismo deste autor, infelizmente, ainda não sendo reconhecido nacionalmente como deveria ser há muito tempo. Fico muito feliz em me corresponder com ele na forma nerd de ser. Abel muito obrigado por nos procurar para fazer resenha da sua nova obra, espero ler mais material seu, pode continuar escrevendo que você está no caminho mais que certo.
Curtiram o livro? Vocês podem adquiri-lo no Clube de Autores ou poderá se informar mais no Blog Casa na Árvore, que é de autoria do próprio Abel.
Lembrem-se de curtir o blog e deixar seu comentário. Vida longa e próspera e que a Força esteja com vocês!
Amantes por livros, em primeiro lugar, muito obrigado pela parceria, e até pelos elogios, não sei se mereço tudo. Mas que bom que gostaram do livro. A capa, fiz umas mil vezes, mas nunca me agradei totalmente. Parei, se não nunca publicaria. E sobre continuar escrevendo, pode deixar comigo! Então é isso. Até mais, e obrigado pelos peixes!
ResponderExcluirPS: Ah, e fiz uma postagem sobre essa: http://casarvore.blogspot.com.br/2014/09/resenha-de-terra-ii.html
Nem precisa agradecer, os peixes são serventia da casa. Muito obrigado pela confiança mais uma vez depositada, pode enviar até sua agenda semanal que farei a leitura com maior prazer e alegria. Até mais. Vida longa e próspera!
ExcluirLivro showww!
ResponderExcluirMe identifiquei com a apresentação do Livro! :)
Beto pode ler sem medo. Se já gostou da apresentação, tenho certeza que o conjunto lhe fará ainda mais feliz. Pode adquirir o seu, não terá arrependimento. Até mais e obrigado pela visita.
Excluir