quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Curiosidades da leitura no Dia Nacional do Livro (+ ensaio fotográfico das obras nacionais)

OLÁ PESSOAS,

Tudo certinho? Hoje iremos comemorar nos dia do livro com um ensaio fotográfico de alguns livros de autores nacionais contemporâneos que adoramos.  Os livros que vocês verão são de nossos parceiros maravilhosos, que nos encantam desde o ano passado com diversas histórias, onde cada um apresenta sua particularidade.

Mas antes de nosso ensaio, optamos por colocar alguns dados de pesquisas sobre a leitura no Brasil. No Dia Nacional do Livro, é importante que todos os leitores ou potenciais leitores façam uma reflexão sobre este hábito que é bom em todos os sentidos.


Infelizmente, nosso cenário vem tendo uma queda de leitores, por mais incrível que isso pareça. De acordo com dados de 2012 (está um pouco desatualizado mas tá valendo!) mostra que dos 95,6 milhões de pessoas em 2007 para 88,2 milhões em 2011 (Dados da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil encomendada pela Fundação Pró Livro e Ibope Inteligência notícia publicada no G1)

As mulheres são grande maioria, lendo pelo menos uma leitura por mês. A faixa etária que mais lê está entre os 30 aos 39 anos. As regiões Centro-Oeste e Nordeste, ainda de acordo com a pesquisa citada acima, estão entre as duas regiões com maior número de leitores. A região Sudeste vem perdendo vários leitores.

São vários os fatores que levam a essa queda, um deles é a falta da prática de leitura pelos pais e permanecer a cultura de que livros são coisas de escola, como se fosse uma obrigação. Apesar do acesso às novas mídias terem dado um fôlego para leitura, independente do que se está lendo, o fato é que as pessoas perdem cada vez mais o costume da leitura. (Hábito da leitura cai no Brasil, revela pesquisa – Artigo da Revista Veja de 28/03/2012).

Outros dados publicados também nos dão esperança de que esta realidade comece a dar seus primeiros passos para mudar. De acordo com a pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro” encomendada Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe/SP) para o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) e para a Câmara Brasileira do Livro (CBL), desde 2004, o preço médio dos livros vêm caindo, levando-se em consideração vários fatores econômicos. Houve também, um aumento de 4,3% entre 2012 e 2013 nos livros vendidos. Essa tendência se amplia com o fato de vários catálogos e também de livrarias virtuais que alcançam áreas do país que não possuem livrarias físicas. (Desafio da leitura – Estado de Minas Pensar & Agir. Publicado no dia 08/09/2014).

Bom, cada dado desse só mostra que precisamos aumentar ainda mais nosso hábito de leitura e incentivar cada vez mais pessoas a ler. Temos uma infinidade de novas tecnologias e formas de ler, basta procurar e se interessar. Vários autores nacionais, mostram realidades muito semelhantes ao do cotidiano com escritas simples e objetivas, tornando a leitura ainda mais prazerosa. Também existem diversos autores que se dedicam aos gêneros da ficção, terror, aventura e vários outros.

Agora fiquem com ensaio de nossa literatura. Não esqueçam de comentar e deixar sua curtida no Blog. Esperamos todos nas nossas outras redes sociais.

Feliz Dia do Livro. Quanto mais lemos mais mundo conhecemos e mais sonhos teremos! Até a próxima.



Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro (em breve)

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Resenha do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário