sábado, 4 de julho de 2015

Resenhando: One Man Guy, do autor Michael Barakiva

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Hoje trouxemos a resenha do livro One Ma Guy, do autor Michael Barakiva e é lançamento da Editora Leya. 

A história narra a vida de Alek um adolescente armênio que se vê sob a pressão de seus pais em relação aos estudos e alivia seus stress assistindo filmes com sua melhor amiga Beck. Ao se deparar em uma situação complicada, ele conhece Ethan, um garoto que adora andar de skate e faz parte do grupo dos "desistentes". Mesmo sendo diferentes, os dois acabam se apaixonando e irão viver um relacionamento mágico.


O livro é muito bom e adoramos a narrativa do Michael. Além de ser uma história simples, a forma como ele escreve, deixa tudo mais bonito. Mesmo sendo curtinho, o livro aborda questões culturais, familiares e amorosas, de uma forma leve, porém, sem esquecer a carga dramática que estão inseridas em várias questões abordadas durante a história. 


O jeito de escrever do autor, deixa claro sua facilidade para envolver o leitor. Com tiradas diretas, consegue-se entender cada arco da história, fazendo com o que leitor não se perca em nenhum momento e vá crescendo ao mesmo ritmo da história.


Os personagens são fofos e lindos. Alek, mesmo sendo forçado a ser certinho sempre, é um garoto corajoso que enfrenta as pessoas quando estão erradas, mesmo estando com medo. Ethan já é mais descolado, não se liga muito nos estudos, mas tem uma vivência muito intensa tanto em seus relacionamentos quanto na vida. Becky, a melhor amiga de Alek, é uma garota magnífica. Além de ser bem fã dos filmes clássicos, ela se mostra muito superior lutando sempre pelo bem do amigo. A forma como todos são trabalhados e desenvolvidos, enriquece a narrativa, fazendo com que o leitor entenda um pouco de cada pessoa que rodeia o Alek.


Outro ponto positivo foi tratar dos aspectos culturais do povo armênio, além de enfatizar o genocídio ocorrido há mais de 100 anos, realizado pelos turcos. As comidas, aspectos culturais e as questões relacionados às questões políticas, são colocados de uma maneira fácil de ser compreendido. Como o livro não é histórico, essas questões são mostradas superficialmente, mas a forma como os personagens relatam tais aspectos, fica impossível não apreciar a cultura deles.


O livro, apesar de ser adolescente, trata de questões diversas que estão sendo debatidas na atualidade. Claro que há uma ênfase sobre a cultura do autor, porém, não tem como descartar as questões sobre os relacionamentos homo afetivos. Além do mais, o autor brinca com os nossos próprios preconceitos, o que para mim, deixou essa leitura ainda mais importante.

Este livro vale a pena sob todos os aspectos citados acima e mais outros que serão analisados pelos outros leitores. Independente da opinião, existe apenas um consenso: este livro é obrigatório para os pais, adolescentes e todo mundo. Nota 4/5.

Gostaram da resenha? Se não tiverem paciência, fizemos também uma vídeo resenha. Sintam-se a vontade em comentar aqui e curtir o vídeo. Até mais. 






2 comentários:

  1. Que livro lindo! Gostei muito da premissa e por ter uma história fofa, com certeza faz meu gosto. Espero um dia poder lê-lo. Adorei a resenha e dica!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wislanny leia porque é muito bom. É um romance bem fofinho e despretensioso. Vale a pena também, pois o autor brinca com nossos preconceitos. Indico. Depois compartilha sua opinião. Até mais e valeu pela visita.

      Excluir