quarta-feira, 15 de julho de 2015

Resenhando: Para Todos os Garotos que já Amei, da autora Jenny Han

Olá pessoas,

Hoje falarei de um romance adolescente super fofo e encantador. Adorei conhecer a escrita de Jenny Han e vou compartilhar com vocês o que achei do livro.


Nessa obra somos apresentados ao universo da protagonista Lara Jean, uma garota de 16 anos, descendentes de coreanos, romântica por natureza e colecionadora de paixões platônicas. Lara Jean tem uma família muito bem estruturada, apesar de ter perdido a mãe muito cedo. Ela consegue manter um bom relacionamento com sua irmã mais velha Margot, sua irmã caçula Kitty e com seu pai. Todos se ajudam para conseguir levar a vida adiante mesmo depois de um grande sofrimento. 

Romântica desde pequena, a jovem idealiza e sonha com vários meninos que vão passando por sua vida no decorrer dos anos. Por ser muito tímida, muitas vezes acaba não se declarando e sofrendo pelos amores não correspondidos. Toda vez que alguém quebra seu coração, ela escreve cartas onde coloca todo o seu sentimento e se "liberta"do passado, exorcizando seus amores.

Tudo anda caminhando bem na vida da personagem, até que misteriosamente todas as cartas que ela havia escrito são entregues aos garotos que ela já gostou. Lara Jean só descobre o que aconteceu quando um amigo de infância chamado Peter aparece para questioná-la sobre a carta estranha que recebeu. O mundo dela vira de cabeça para baixo e começa assim  uma grande confusão, onde amores antigos ressurgem para atordoá-la ainda mais. Um desses garotos se chama Josh, ele é um antigo vizinho e ex namorado da sua irmã mais velha. Já deu para sentir o drama da personagem? 


O livro é muito bem escrito e o leitor é sugado para a narrativa de uma forma surpreendente. Esse é meu primeiro contato com a autora Jenny Han e fiquei muito satisfeita. Os personagens são cativantes e divertidos. 

Lara Jean me irritou no início com sua devoção por Margot, mas depois fui me apegando a personagem e entendendo suas inseguranças e medos. Em muitos momentos ri de sua inocência e confusões. Outro ponto que destaco é a relação das três irmãs que são obrigadas a amadurecer cedo demais por não ter a mãe por perto. Elas brigam, mas também são muito unidas, é lindo ver o carinho entre elas. O pai das garotas apesar de trabalhar bastante, é muito presente e compreensivo em várias situações.

Sobre os garotos, eu fiquei muito dividida entre Peter e Josh, cada um tem seu encanto e cativam de formas diferentes.

Para os amantes de romances juvenis, com certeza esse vai te conquistar e fazer suspirar. O ponto negativo é que existe uma continuação intitulado "PS eu ainda te amo", mas não foi lançado no Brasil (Snif Snif). É triste não saber o que acontece com os personagens, só me resta esperar.

Espero que gostem dessa dica de leitura! Beijos!





11 comentários:

  1. Amei sua resenha, já queria ler esse livro e agora quero mais ainda hahaha
    Seguindo, beijoss :)

    http://meudiversouniverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oiii, nossa fiquei super afim de ler o livro agora, meio que me identifico 'kkkkkkkkkk
    Sabe a previsão de lançamento pro próximo livro?

    ResponderExcluir
  3. Manu, já li tanta resenha desse livro!! Preciso urgente dele vlh kkkk Sou fã das suas resenhas <3 Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Rafa. Se precisa urgente corre logo atrás, porque você vai pirar na história. Beijos e obrigado pela visita.

      Excluir
  4. Genial o enredo fiquei muito curioso, em breve vou comprar, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Genial o enredo fiquei muito curioso, em breve vou comprar, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito, muito ler esse livro!!! Beijos!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Emanuela. Tudo bem? Estou super ansiosa para ler esse livro. Parece ser tão fofo. Sem contar essa capa que eu amei desde a primeira vez que vi. A Intrínseca sempre com publicações maravilhosas. Beijão, querida.

    Luana
    http://www.psicoseliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, realmente essa capa é bem fofa e traduz a "fofice" da história. Adoramos receber seu comentário aqui. Leia mesmo e comparilha com a gente sua opinião também. Beijos e até mais.

      Excluir
  8. Oie Manu, quando esse livro foi apresentado na Turnê Intrínseca algo se acendeu em mim, eu tinha que lê-lo e assim que ele entrou em pré-venda eu encomendei e menina quando eu comecei a ler esperava um livro bom, mas não essa maravilha que foi esse livro, fiquei completamente impressionado, esse também foi meu primeiro contato com a autora e já estou louco para ler mais dela.
    Eu amei a Lara Jean no instante que eu comecei a ler o livro, a inocência e pureza dela me encantaram isso sem contar com a quantidade de vezes que ela me fez rir. Mesmo ela chorando a cada 5 capítulos isso a tornou mais humana para mim e isso eu adorei!!
    Agora é esperar P.S. Eu Te Amo, segundo a Intrínseca sai em janeiro do ano quem vamos ver no que da!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alisson, já que a Manu não tá aqui eu respondo. Ficamos também malucos, pois adoramos essa ideia de buscar a diferença em nós. E quando a gente leu, ficamos maravilhados com tudo que essa garota representa. Inclusive, eu já usei de exemplo a visão dela com meus alunos para que eles se destaquem. Valeu pelo belíssimo comentário. Adoramos compartilhar com você a tarde de sábado para falar de terror. Vamos nos encontrar mais vezes. Abraços.

      Excluir