segunda-feira, 17 de março de 2014

Resenha Entre Dois Mundos, da autora Lígia Gama Miraglia

OLÁ PESSOAL,

Acredito que esse fim de semana foi só de resenha. Que bom isso, aqui do Blog estávamos precisando colocar as leituras em dia. Hoje vou falar sobre um livro de 2012, mas que só chegou em mãos este ano. Devo admitir que fiquei triste por chegar tão tarde. O livro Entre Dois Mundos é da autora Lígia Gama Miraglia, uma querida entre o mundo da literatura nacional. Vamos ver primeiro a ficha técnica e depois a sinopse. Por último vamos a opinião sobre este livro que tem uma história interessante, envolvente e marcante.






FICHA TÉCNICA

Título: Entre Dois Mundos
Autora: Lígia Gama Miraglia
Editora: Novo Século - Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 396
Nota: 4/5

SINOPSE




Alicia Martelli nunca mais seria uma pessoa normal depois de ter fugido da morte. Sua vida que antes era calma e sem nenhum imprevisto, hoje mais parece com uma tragédia grega. Raul, o seu melhor amigo, está ao seu lado lhe confortando de todas as lembranças ruins que a perseguem, mas, ele não a livrará do descontrole e da beira da loucura, já que Alicia descobre um mundo paralelo para o qual deve algo. E Noah, o anjo da morte, faz de tudo para que ela não se esqueça dessa dívida. Será que esse seria o seu fim? Estaria ela predestinada a ser uma maluca em mais um dos corredores dos hospitais psiquiátricos ou a ter seu nome estampado em uma lápide?








RESENHA

Alícia é uma garota normal que tem sua vida mudada por um acidente que acabou levando o seu irmão Léo. Ao ficar em coma, Alícia abre sem saber, uma porta entre o mundo real e o sobrenatural. Quando sai do coma, Alícia se reencontra com seu amigo de infância, Raul, e ao verem uma fita do primeiro beijo dela com ele, o que desperta um amor maior do que a amizade.
Raul manteve durante todos esses anos um amor com Alícia, mas só quando ela volta do coma que os dois percebem o temo que perderam. Primeiramente, com medo de perdê-la, Raul propõe que os dois tenham um relacionamento baseado no sexo sem compromisso. É claro que isto não dá certo e os dois começam uma relação quente e apaixonante.
Durante uma saída, Alícia se bateu com um homem que estava vestido todo de preto. Quando olha ao redor, ela percebe que não é só ele que está vestido da mesma forma, mas vários outros. Mas este em especial, percebe que ela consegue enxergá-lo e começa a persegui-la em todos os cantos, inicialmente de forma sutil, mas aumenta a intensidade de seus encontros, não em sexo mas em ameaças.
O relacionamento entre Alícia e Raul começa a crescer, principalmente, durante uma viagem que eles fazem com os amigos deles. Nesta viagem além de intensificar o amor entre eles, Alícia também sofre com as investidas do homem vestido de preto, o qual ela descobre se chamar Noah e que ele é um Anjo da Morte.

Vamos lá para a opinião sobre o livro. Ele é totalmente escrito em primeira pessoa, o que nos dá aquela sensação de estar participando da história, não de ser um simples espectador. Esse tipo de escrita é muito complicado, pois, o autor tende a perder o controle dos diálogos, tornando algo extenso e cansativo. Senti isso em algumas partes da leitura, sendo que em muitos dos diálogos eu buscava ler mais rápido para ver o que ia acontecer logo em seguida.
Não vou mentir que em alguns momentos achei diálogos desnecessários e repetitivos. O livro poderia ser menor e ter a mesma intensidade, mantendo história para as continuações.
Quando comecei a ler, não sabia que teriam continuações, por isso que senti falta dos elementos sobrenaturais que o livro propõe. Os encontros com Noah são poucos, eu vi mais encontros com o irmão Léo em sonhos. 
Depois de pesquisar sobre o livro, percebi que teria continuações então acredito que esse foi um jeito de mostrar o crescimento do relacionamento dela com Raul, a ligação com o irmão Léo e as consequências que a presença do Noah causa nela, para depois mostrar mais desenvolvimento das características sobrenaturais.

A minha visão sobre os personagens principais foram as seguintes: Alícia é uma garota que ainda sofre com a perda do irmão, mas percebe a necessidade de viver mais. Ela é meio travada em relação a muitas coisas, principalmente, relacionamentos. Ela é uma mulher muito bonita mas que não se vê como tal, mostrando uma grande insegurança e imaturidade dela. Já Raul é tido como o homem perfeito. Além de ser modelo, ele é muito inteligente e já está próximo de se formar. Além de ser muito seguro, sempre escondeu o amor que sentia por Alícia, por medo de perder a amizade dela. Faz muito sucesso onde trabalha. No caso de Noah, ele é um Anjo da Morte que passa a perseguir Alícia, mas no decorrer do livro o interesse sobre ela demonstra que existe muitas coisas por trás dessa perseguição.


Outro ponto que merece destaque é a revisão da obra. Novamente o Selo Novo Talentos da Literatura Brasileira peca no quesito revisão da obra, o que me faz crer que antes, este ponto era negligenciado para os novos autores. Como o livro é de 2012, eu percebi uma evolução em relação a isto nos atuais livros do Selo. Infelizmente, neste livro os erros são grotescos. Faltam letras, artigos, ligações para criar uma coesão textual, frases que terminam sem sentido, entre outros. Já fizemos resenhas aqui sobre o Selo, expondo os mesmos problemas, sendo que nos últimos já vimos uma melhoria significativa.
Sobre a parte técnica, gostei da capa e da diagramação. A impressão é muito boa em páginas amareladas não causando cansaço durante a leitura. O material possui boa qualidade e é leve, apesar da quantidade de páginas.

O livro é bom. Eu o peguei na estante sem pretensões nenhuma, era o mais fácil que estava para pegar na hora. Quando comecei a ler, não consegui parar. Parece que me prendeu, porque eu queria saber o que viria em seguida e lia avidamente. Para mim livro bom é esse, não precisa de uma intensa propaganda, a história que está dentro é o seu melhor vendedor. Apesar dos defeitos encontrados na narrativa e revisão, o livro é fantástico. Tem muito sexo, só que não de forma explícita, o amor entre os dois é algo de cinema, lindo e perfeito . Raul é o cara inteligente, modelo, é carinhoso (visão do livro). Já a Alícia é meio travada, mais nova que ele e vai amadurecendo no decorrer da história.

Agradeço pela Lígia ter criado uma história tão rica em detalhes e ter descrito a vida de várias pessoas como se o leitor estivesse participando ativamente da história. Quero logo comprar Entre Dois Mundos - Revelações, pois estou com uma grande curiosidade sobre o destino dos personagens.

E aí gostou da resenha?! Você leu também e não gostou?! Que tal deixar sua opinião nos comentários, buscaremos sempre melhorar nossa casa para as visitas se sentirem a vontade. Lembrem-se de curtir o Blog. Até mais.

9 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, não tinha ouvido falar do livro, vai para minha lista de livros.
    http://singeloleitor.blogspot.com.br/2014/03/resenha-de-repente-nas-profundezas-do.html
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler. Apesar de ser um livro com muitos diálogos, a curiosidade de sabe ro que virá em seguida, não permito que o leitor largue o livro. Valeu pela visita.

      Excluir
  2. Olá Cleber,
    Parabéns pela resenha. Li o livro, não desmereço a obra, mas encontrei somente resenhas falando pontos positivos. É claro, que nós blogueiros não temos o direito de desmerecer nem de martirizar o escritor, mas precisamos falar a verdade, certo ? E mostrar os dois lados da estória. Concordo plenamente com você sobre a revisão da Novo Seculo, alguns momentos me deu vontade de deixar a obra. Mas, não culpo o escritor. Estou ansiosa pela continuação, espero conhecer muito mais sobre o Noah. Coisa que não aconteceu no primeiro livro.
    Beijos,
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin,

      Primeiramente, valeu pelos parabéns. Bom, esses erros são constantes nas edições mais antigas da Novo Século. Comprei alguns livros do final de 2013 para cá e percebi que eles estão se atentando maior a esse problema. Espero que continue melhorando, pois, o autor não pode pagar por uma falta de revisão. Como eu já sabia desses problemas, eu apenas relevei e continuei lendo. Eu também estou ansioso para o segundo, sendo que não é um gênero que gosto, mas este me surpreendeu. Valeu pela visita, beijos.

      Excluir
  3. Oi,amadinha!
    Adorei a resenha. Concordamos em vários pontos, principalmente no que diz respeito à revisão da obra. É verdade que a editora tem tomado um pouco mais de cuidado com as obras recentes, mas isso não ocorre somente com o selo TLB. Os que são do selo principal seguem a mesma falha. Pois é, resta-nos alertar a editora para que coisas do tipo sejam corrigidas porque a editora publica excelentes títulos. Só lhes faltam é atenção mesmo.
    Obrigada pelo recadinho deixado no skoob. Adorei conhecer seu cantinho. E claro que estou lhe seguindo.
    Bj grande!

    @ZildaPeixoto
    http://www.cacholaliteraria.com.br/2014/03/resenha-forca-do-perdao-de-eduardo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Zilda. Pode ter certeza que quando lemos sua resenha, tivemos, praticamente, os mesmos pontos de vista. A revisão é um pecado para a Editora, que possui muitos livros bons, inclusive, o de autores nacionais que estão começando. Vamos continuar na torcida que eles continuem publicando grandes obras. Abraços e valeu pela visita.

      Excluir
  4. Adorei a resenha, e mesmo que alguns pontos negativos sobre a história, me interessei muito e pretendo ler. Gosto de histórias com o toque sobrenatural, mesmo você achando que falta algo. Como existe uma continuação, o primeiro livro é sempre uma prévia do que vai acontecer, é sempre um pouco cansativo, mas sempre acaba nos fazendo querer ler mais.
    Achei trágico a história da personagem principal, perder o irmão, mas encontrar o amor e perceber que ele sempre esteve ao seu lado. E o Anjo, aposto que ele pretende revelar coisas que irão chocar a todos!

    Parabéns pela resenha, está ótima, de verdade!
    Obrigada por seguir meu blog, já virei seguidora por aqui, e gostei muito do seu canto, e a maneira como você escreve a resenha é leve, e quando se percebe, tudo já foi lido!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Fernanda. Minha parceira e eu escrevemos como se estivéssemos conversando na sala de visitas com amigos. Acho que isso é o legal de um blog, você pode escrever da sua maneira, e essa liberdade e o que permite a escrita fluir.

      Bom, como eu disse na resenha, quando eu peguei este livro eu não sabia que teria continuações. Fui lendo tão ávido que quando estava chegando no final e não via sinal de conclusão, eu fiquei desesperado. Depois que eu pesquisei sobre o livro, eu percebi que ainda tinha muito mais coisa. A história me surpreendeu, eu li praticamente em dois dias, tudo na madrugada. Eu ainda não entendi a mágica deste livro, já que não é meu gênero favorito, mas me pegou de uma forma que quero terminar a série.

      Valeu por seguir nosso Blog é bom conhecer novas pessoas. Sempre manteremos contato, até mais. Abraços.

      Excluir