domingo, 20 de abril de 2014

Resenha: O Maior dos Desafios: Um caminho para o despertar da graça, do autor Jackson da Mata.

OLÁ PESSOAL,

Primeiramente, Feliz Páscoa para todos. Lembrando que esta é uma data para celebrarmos a ressurreição de Cristo e não de ovos de chocolate. Para comemorarmos este dia, trouxemos não uma resenha, mas a opinião de um livro espiritual, que leva a uma reflexão sobre a religiosidade no nosso cotidiano. Com maestria, o autor Jackson da Mata escreveu O Maior dos Desafios. Espero que gostem.


FICHA TÉCNICA

Título: O maior dos Desafios
Autor: Jackson da Mata
Editora: Giostri
Páginas: 144
Nota: 5/5

SINOPSE

(...) uma obra de caráter excêntrico no qual decorre de forma concisa sobre questões não resolvidas na igreja institucional. O autor não se intimida em suas palavras ao abordar fatos que traçam a personalidade humana. Em uma profunda convicção se sente desafiado e expõe com clareza os problemas abrangentes na igreja institucional. Ao mesmo tempo, numa demonstração de compaixão, o autor mostra que através do serviço ao próximo, somos levados ao aperfeiçoamento da comunhão com o Criador e a uma melhor compreensão do evangelho da graça. Destarte o livro abrange a vida e obra de ministros que marcaram época no decorrer dos tempos e a batalha traçada em prol da liberdade cristã. O maior dos desafios é uma obra magistral, apaixonadamente escrito. Um livro bastante interessante e conciso. Junte-se ao autor nesta mensagem convidativa da graça e descubra qual o maior dos desafios da igreja Cristã no século XXI.


OPINIÃO

Bom, inicio comentando sobre a forma de escrever do autor. De forma simples e direta, Jackson consegue transmitir os seus pensamentos, guiando o leitor a uma reflexão aprofundada sobre o assunto da religiosidade. Através de citações de versículos da bíblia, o livro apresenta uma análise das palavras para interpretamos melhor o que é a religião. O livro é dividido em três partes: O Evangelho Malogrado, O  Ministério Desejado e os Ministérios Calejados. 

O Evangelho Malogrado comenta sobre os aspectos essenciais de problemas enfrentados pelo uso errôneo da palavra. Como em no primeiro tópico deste capítulo intitulado como Caráter Egocêntrico, como colocado: "...Devido a estas coisas o caminho da verdade está desprezível, torpe, de difícil visibilidade." Em relação aos "ministros" que usam do poder das palavras para usar de má fé contra as pessoas.

Entristeço-me grandemente ao me deparar com pessoas desvirtuadas em suas condutas. São muitas as vezes em que colocamos com audácia a confiança em pessoas que lamentavelmente acreditamos dignas de tal merecimento e agridem os princípios da personalidade eficaz.

O Ministério Desejado trás o que seria necessário para formar um ministério correto, feito por pessoas que possuam a vontade de mudar as coisas erradas. É bem interessante neste momento, o fato em que o autor coloca que muitas coisas dependem das pessoas, ou seja, que se não for vontade delas, não há nada que possa interceder, tudo parte da vontade, pois esta, é a principal força que pode guiar as palavras de Deus para o máximo de pessoas possíveis. Chamo a atenção desta segunda parte para a citação de diversos nomes famosos na história por lutarem por uma difusão mais abrangente da religião como Martinho Lutero, que traduziu a bíblia para o Alemão, com o objetivo de alcançar pessoas com a verdadeira face da religião de Cristo.

Se for para acontecer, depende também de mim. Se Deus decidiu nossas causas antes que as tivéssemos em mente, eu vou continuar sonhando.

A terceira e última parte intitulada como Ministérios Calejados, fala sobre as vontades de Deus e as interpretações que os cristão fazem dela. Logo no início o autor coloca que Deus tem um coração repleto de sonhos e que cada sonho, apresenta um projeto e um empreendimento que muitas vezes não são entendidos pelos seres humanos. Desses sonhos são plantadas as sementes, ou seja, tudo aquilo que irá ser trabalhado pelo homem para alcançar a verdade sobre o projeto de Deus em suas vidas. No final das contas alcançamos O Maior dos Desafios que é lutar por aqueles que estão perdidos ou não entendem as verdadeiras intenções do que foi planejado por Deus.

Temos que aprender a separar o que vem de nós e o que vem de Deus. Muitas pessoas estão desistidas e decepcionadas com Deus por terem abraçado as benção de Deus em vez do Deus da benção.

A difícil missão em falar sobre este livro, porque ele pode ser visto de diferentes formas de acordo com a leitura de cada pessoa. A busca por uma paz espiritual e por entender o verdadeiro sentido da vida, faz com que nós tenhamos ideias diferentes. Por exemplo, a felicidade é algo subjetivo, posso ser feliz em dormir até mais tarde, mas para outra pessoa a felicidade é um copo d'água e um prato de comida. A forma como as opiniões e as reflexões são colocadas no livro, consegue abranger a todos, independente da religião ou ideia que se faça dela. 

Consegui entender pelas palavras, que a busca por tudo que Deus proporciona em nossas vidas parte em grande maioria da nossa própria vontade e anseio. Não podemos esperar que Deus chegue e nos levante, nós somos a força motriz de todas as mudanças a partir da vontade dele. Os nossos projetos e anseios, de acordo com o livro, foram sonhos do coração de Deus semeados em nós, para que a gente possa alcançar o nosso verdadeiro caminho.

Este livro foi uma fonte de inspiração para mim que diversas vezes se encontra em dúvida com a religião. Em meio a tantas coisas erradas envolvendo o nome de Deus, qual delas estará correta?! Aconselho este livro para todos que esteja na mesma situação. Também indico para todos que tem a convicção que seguem corretamente tudo aquilo colocado a sua frente, leia e faça uma reflexão sobre a sua vida religiosa.

Agradeço ao Jackson da Mata por conseguir entender o seu papel na sociedade e trazer uma reflexão profunda sobre a religiosidade das pessoas hoje em dia. Fico feliz em pode compartilhar com todos, idéias tão simples, que no nosso cotidiano acabamos nos esquecendo desses pensamentos, tendo uma vida desregrada ou acreditando que está seguindo o certo, a partir de palavras sem argumentos coerentes.

E vocês curtiram nosso post especial de Páscoa?! Lembrem-se de comentar e curtir o post. Até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá, feliz pascoa para você também. Já conhecia a editora, mas não o livro, não é o meu gênero favorito, então não sei se um dia o leria, mas parabéns pela resenha. Tem post novo lá no blog, passa lá.

    Abraços,
    J. A. Santos

    http://j-a-santos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir