sábado, 23 de agosto de 2014

Resenha do livro Sorriso de Sexta-Feira da autora Beatriz Marques

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Tudo bem com vocês? Bom, hoje trouxe para vocês a resenha do ótimo livro Sorriso de Sexta-Feira da autora Beatriz Marques. O livro é de crônicas que trazem a visão da autora sobre o cotidiano, os sentimentos e sobre a vida. 



A autora Beatriz Marques é "meio paraibana e meio maranhense", o seu livro Sorriso de Sexta Feira é uma compilação de seleção já postadas no blog dela fridaysmile. Adoro quando ela diz que a vida tem um sabor de tentar algo novo sempre.




Sorriso de sexta-feira chegou de mansinho e foi ganhando espaço no meu final de semana. Eu mergulhei de cabeça na leitura , o livro reúne 23 crônicas que foram retiradas do blog fridaysmile, como citado acima. As crônicas são sobre relacionamentos, saudades, medos, angústias e tantos outros sentimentos.
Como muitos devem saber, crônicas costumam ser relatos de acontecimentos diários, geralmente, narrados em primeira pessoa, onde o cronista divide com o leitor sua visão sobre determinado assunto. Alguns autores conseguem fazer isso com maestria, esse é o caso da autora Beatriz Marques.




Eu acredito que um livro de crônicas por ser algo muito pessoal e por ter vivência daquele autor, pode agradar algumas pessoas e outras não. No meu caso a obra atingiu todos os meus níveis de satisfação, na verdade até superou.
No primeiro momento, a minha reação foi de encantamento pela capa e pelo material (que por sinal é maravilhoso, daqui a pouco falarei mais sobre isso). Eu evitei ler resenhas e opiniões, pois quis absorver as crônicas sem "interferências" alheias. Definitivamente, a experiência não poderia ter sido melhor.
Sabe quando você está lendo algo e do nada começa a se arrepiar e logo pensa: "Poxa vida, é exatamente isso que eu sinto e não consigo expressar em palavras", não sei isso já aconteceu com vocês, mas comigo aconteceu durante toda a leitura. O último livro que me deixou dessa forma foi o Da Boca pra Dentro, da autora Yohana Sanfer.
Acredito que uma obra nesse gênero só consegue atingir seu objetivo, quando passa para o leitor o real significado da palavra "sentir". Tanto Sorriso de Sexta - Feira quanto Da Boca pra Dentro, conseguem transmitir isso para o leitor.


Na minha opinião Beatriz transbordou sentimentos através das palavras, me embriagando com cada texto. Em me senti íntima da autora, foi como se ela tivesse conseguido interpretar as aflições da minha alma.  Separei alguns trechos para que vocês possam apreciar e retirar suas próprias conclusões:



Trecho da crônica: Barcelona, ocre e saudade
"Eu só quero ser uma garota de olhos sensíveis sentada num bar, pronta para ser tirada de um quadro estático e ganhar vida." (p. 15)

Trecho da crônica: Eu aceito.
"Eu aceito ser feliz, mesmo que pouco, brevemente, apesar de tudo, mas acima de tudo, eu aceito. Eu aceito todas as ironias que o destino me dá. Porque ter algo nas mãos sempre te faz pensar que o não ter é o que mata nossas esperanças." (p. 20)
Trecho da crônica: Le fabuleux fin
"O fim é mal educado, e não pede licença para chegar. É antes de mais nada, tudo. É saudade à beira-mar lendo um livro no fim de tarde. O fim não acaba, nunca. (p. 39)
Trecho da crônica: Dos motivos, sem razão
"Se a chuva te faz encharcar a alma, se a tristeza te faz perder a calma, se o silêncio disse mais do que as palavras, se nós deixássemos perder todos os dias até tomarmos conta que partir também conta como partida. 
A você que chegou mais tarde do que o ônibus ao ponto, a você que queria parar os malditos ponteiros, viver e, provavelmente, não voltar. Aos que sentem falta de, em dias como esse, fazer uma cabana de almofadas velhas com medo de o futuro lhe pegar." (p. 81)
Deu para sentir o "gostinho" e entender o meu fascínio pelo livro? 

Finalizando minha opinião sobre a obra, falarei rapidamente sobre o material do livro e minhas conclusões. Como disse antes, a capa é lindíssima, as folhas são cheias de detalhes parecidos com a capa. O tipo de papel utilizado foi o pólen com folhas amareladas, o papel tem uma textura agradável, e a cor das folhas ajudaram bastante na fluidez da leitura. A diagramação ficou excelente, esse foi outro ponto que facilitou a "degustação" da obra. 
Analisando todo o conjunto, minha nota não poderia ser menor do que 5/5. O livro possui uma narrativa simples, cativante e envolvente, com um material de ótima qualidade.




Só tenho que agradecer a autora por disponibilizar a obra e me proporcionar o prazer de ler algo tão magnífico. Tenho muito orgulho de nossa literatura contemporânea, com certeza este livro entrará na lista dos meus favoritos do ano. 

Gostaram do livro? Você pode comprá-lo no site da Editora Penalux. VOcê pode acompanhar a autora através das redes sociais: Instagram, Twitter, Facebook e Blog Fridaysmile.

Espero que tenha gostado da resenha. Não esqueçam de comentar e curtir o blog. Até a próxima!

P.S.: Gente, vou deixar uma música aqui no final que eu acho que tem tudo a ver com o livro. Beijos!


2 comentários:

  1. Parece ser muito bom,principalmente por se tratar de uma autora nacional :D
    Parabéns pelo post!!
    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir