quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Resenha do livro Amigos Inimigos, da autora Vanessa Martinelli

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Mais uma resenha fresquinha chegando. Dessa vez, apresentaremos uma autora nacional que só não foi nossa parceira, porque os livros dela estavam esgotados. Isso mesmo! Quem ainda pensa que a literatura nacional não possui autores best-sellers, está aí mais uma prova que autores nacionais vem sendo procurados nas livrarias. A obra da autora Vanessa Martinelli, possui história simples, porém, impossível de querer parar de ler. Vamos curtir a resenha?

Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?


Amigos Inimigos é um livro leve, fofo e divertido na medida certa. Aquele tipo de livro ideal para relaxar a mente, por ser bem pequeno e de fácil leitura, você poderá devorá-lo em poucas horas.
A história é narrada em terceira pessoa e conta a história de maria e seus amigos. Também fala sobre a primeira paixão e todos os "dramas" que todos passam durante essa fase. 

Maria é uma menina com características comuns, mora com sua mãe e irmão mais novo, o pai faleceu quando ela era ainda uma criança. O colégio que ela estuda é um dos melhores do lugar onde mora e sua mãe, com muito esforço, consegue pagar a escola. É no ambiente escolar que a trama se desenrola, onde ela tem muitos amigos, cada uma com suas diferenças. Camila é uma grande amiga e sofre com problemas de sobrepeso. Morgana é rica e revoltada. Patrícia é a menina mais bonita, sendo que não é uma das mais inteligentes. Maurício, que já possui um nome bem sugestivo, pois o mesmo é o maior playboy. Gertrudes é a "incomum" que costuma ficar de canto sempre. Pedro, o garoto nerd. E por fim, o simpático Jack.

Por algum motivo, Jack não parece ser tão simpático para Maria. Quando crianças, os dois eram inseparáveis, costumavam fazer tudo juntos.   Porém com o passar do tempo, a amizade virou implicância e brigas bobas constante. é nessa bagunça escolar, com personagens bem característicos, que a história toda acontece.



Agora vamos para a minha opinião. O livro é clichê? É sim, bastante! mas quem é que não gosta de um clichê? Eu particularmente adoro, principalmente, quando feito na medida certa. Exatamente o que aconteceu nesta leitura. A autora escreveu seu livro com uma leitura muito fácil de entender, já que a obra é direcionada totalmente para o público juvenil. Eu super indico esta leitura para pré-adolescentes, adolescentes e adultos, que assim como eu, adoram reviver o passado. rs ^^



Eu me senti próxima dos personagens, relembrando muito da minha época na escola. Os amigos, trabalhos grupos, gincanas, paixões e tantas outras coisas vivenciadas durante essa época. e eu que tenho 26 anos, consegui voltar no tempo e reviver, imagine uma criança que ainda sonha em vivenciar essas experiências?  Acredito que a autora atingiu esse objetivo, a obra tem a dose certa para todos os elementos. É fofo, engraçado, mostrando bem as relações de amizade entre os personagens, com uma leitura muito fácil, como dito anteriormente.

Em relação ao material eu gostei bastante das folhas amareladas e da qualidade do papel. A diagramação ficou muito boa (esse é um ponto que nunca reclamo dos livros da Novo Século). Os pontos negativos são alguns erros de revisão e eu acho, que o fato do livro ser direcionado para adolescentes, a capa deveria ter cores mais vivas e chamativas.


Tenho certeza que vocês irão esgotar novamente a nova remessa. Gostaram ou não gostaram do blog?! Então deixa sua importante opinião aí nos comentários e curtam a página. Até a próxima postagem. Beijos.

Um comentário:

  1. Não sei se gostei mais da história, da resenha ou das fotos!! Tudo muito lindo!!

    Beijinhos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir