terça-feira, 16 de setembro de 2014

Resenha Encontros & Desencontros da autora R. Prieto

OLÁ AMANTES POR LIVROS,

Faremos a postagem da resenha do livro Encontro & Desencontros da autoras Rosan Prieto. Ficamos muito felizes quando fomos procurados por ela, isso demonstra que nosso trabalho está alcançando públicos cada vez maiores. Este lançamento trás uma seleção de contos, que mostra várias coisas dos medos, dos anseios, do cotidiano, do pensar, do agir, do amar e de outras infinitas nuances que o ser humano apresenta. Conheça mais sobre a obra Encontros & Desencontros.

FICHA TÉCNICA

Título: Encontros & Desencontros - Seleção de contos
Autora: Rosan Prieto
Editora: All Print

SINOPSE
Ao abrir este livro, as portas do real e do imaginário são abertas. O leitor terá acesso à diversão, melancolia, horror e demais sentimentos humanos que fazem parte de nosso cotidiano. Os personagens serão verdadeiros amigos e companheiros de todas as idades: crianças, jovens sonhadores, senhoras idosas que compartilharão suas histórias, experiências e estarão à sua disposição para serem lidos de dia e de noite. Leia e tenha a sua própria opinião.


RESENHA

Não sei vocês, mas nós aqui do blog Amantes por Livros e Filmes temos algo com livros de contos. Acredito que há diferença em ler um romance e contos, porque um romance tem toda uma construção linear para entendermos a história, já um conto apresenta-se por vezes atemporais ou cotidianos, sendo que não linearidade em contos, o autor expressa em palavras, diferentes opiniões do cotidiano e ideias adversas.

Faço essa pequena introdução, pois, o livro Encontros & Desencontros da autora R. Prieto, teve uma demora em ser feita a resenha (a apresentação do livro e da autora vocês podem acessar aqui). O livro é pequenininho, contendo apenas 9 contos, que podem ser lidos em menos de 20 minutos. A demora para esta resenha consiste que para cada conto há um diferente tipo de humor, não teve como ler cada um com os mesmos sentimentos. 

Devo colocar que o primeiro conto me deixou paralisada. A crueldade da morte em uma vida recé iniciada é de veras assustador. Um conto forte que a autora leva para que acompanhemos a curta vida de uma garota durante um momento feliz. Para mim, só este valeu o livro inteiro. A forma como a escrita se desenvolve é chocante, pois assim como a realidade, nossa vida termina abruptamente, sem nada planejado.

Boa parte dos contos de Prieto retratam tempos antigos, o que eu acho enriquecedor. Apesar de serem atemporais a nossa realidade, os contos trazem uma carga muito forte de significados. No conto A Guerra, a autora nos remete a 1936 durante a Guerra Civil Espanhola, onde um casal é obrigado a se afastar, mantendo como ligação um relicário, que é o objeto que mantém o rapaz ainda próximo de casa e, por fim, é o que mantém a mulher forte e desejando reencontrar com seu amor. Gostei do conto, porque de forma simples, mostra como uma questão de interesses pode afetar vidas. Uma guerra não está apenas nesta data, mas atualmente, vivemos conflitos onde quem pagam são os inocentes.

Também não poderia de destacar aqui o conto que deu a autora um prêmio internacional de literatura. O conto denominado Eu Queria a "Tippy", retrata as vontades de uma criança. Tenho certeza que muitos aqui já olharam para algum objeto que não puderam ter e ficaram com a vontade por muito tempo. Sabe aquela expectativa que criamos devido a vontade? Simplesmente quando crescemos, tais sonhos e vontades são esquecidos, e o que era importante naquela época, hoje apenas nos trás nostalgia. Não digo isso apenas de um brinquedo, mas de sentimentos e vivências passadas. Garanto que muita gente já ficou saudosa por lembrar de uma brincadeira, de uma época de escola, não é?! Nós seres humanos somos construídos tendo em base as lembranças, os pensamentos e as saudades de um tempo que não volta mais. 

Ressalto o conto Cotidiano. De maneira impecável, Prieto consegue transmitir o que é o cotidiano, a chatice de ter de acordar cedo, tomar café, pegar o transporte, trabalhar, aguentar chefe chato, voltar para casa, curtir alguma felicidades, dormir e no dia seguinte, tudo novamente. Eu gosto dessa contraponto do livro, onde uma hora você é uma criança com vontade de brincar e em outra você é um adulto cansado de trabalhar e da mesmice. Garanto também, como a autora quis passar, que não é só para mim ou ó para você, é para todos nós.

Sei que aqui são opiniões aleatórias sobre os contos de Rosana Prieto, mas não há como resenhar contos, emite-se opiniões. Em um resumo geral, seus contos são tocantes e profundos. Adoro quando textos trazem significados que são comuns a todos. Como eu disse inicialmente, ler contos depende do estado de espírito da pessoa, garanto que meu estado oscilou bastante durante a leitura, o que é um ponto positivo. A leitura de contos devem ser seguidas de reflexão e releitura, já que a cada dia podemos mudar e com isso, mudar nossas opiniões.

Agradeço a Rosana por nos procurar e dar esta oportunidade incrível de ler sua obra. A autora é bastante premiada internacionalmente e merece ser lida. Suas reflexões são essenciais para quem busca um refúgio dentro de si mesmo. Leitura válida para qualquer pessoa.

Se interessaram pelo livro e querem comprar? Está sendo vendido no site da Editora All Prints

Gostaram da opinião? Tá curtindo o blog? Que tal começarem a fazer parte de nossa comunidade de amantes por livros e filmes, assim como nos deixar seus comentários? Abraços e até a próxima. 

Um comentário:

  1. Olá
    Já havia escutado falar do livro e achei bem legal, curto contos de vez em quando e fiquei curiosa para ler os dessa autora, que bom que vc gostou e espero ler e gostar também haha
    Obrigada pela dica ;)

    Comente ;)) http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/09/resenha-batalha-dos-mortos-rodrigo-de.html

    ResponderExcluir