segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Resenhando: Sociedade do Caos, Cenir Zemuner

OI AMANTES POR LIVROS,

Nossa sociedade atualmente está dando o que falar! Pais matando filhos, filhos matando pais, crianças fazendo sexo e exibindo pela internet, desrespeito com o próximo, dentre outros problemas do cotidiano. Imagine se tivéssemos acesso a uma máquina que pudesse visualizar vários pontos do passado, inclusive, aquele crime cometido as pessoas?! Seria bem legal. Mas indo mais longe, imagine se essa máquina fosse roubada para outros fins, contribuindo até para o aumento do crime?

A autora Cenir Zemuner, buscou esta sociedade distópica e relatou o que seria um futuro com esta máquina. O livro Sociedade do Caos transforma a realidade de um futuro próximo em uma história que não está muito longe da realidade. Acompanhe agora a nossa crítica do livro.



Nova Iorque 2037, o mundo vive sob as ameças do crime, o Drº. Manoah Jacobs consegue, através do Projeto Flashback Movie, criar uma máquina que pode retornar em um determinado ponto do passado e desvendar os crimes. Contrário a este projeto, o Senador Alfred buscará de todas as formas impedir com que esta tecnologia seja aplicada, mas não para atender as necessidades da população. Em meio a essas descobertas, Helena é um advogada que trabalha na empresa que financia o projeto de Drº. Jacobs, alheia a estas intrigas continua trabalhando até receber um estranho bilhete, com uma frase estranha. Decidida a não ligar para isso, ela vive normalmente e conhece Daniel, um rapaz que faz a limpeza na empresa. Só que Daniel é muito mais do que ela pensa.

Cenir consegue criar uma narrativa empolgante, com objetividade e clareza. Suas palavras apresentam um tom de poesia, deixando certas passagens do livro para reflexão. O cerne da estória está nas reflexões propostas. Questões como ética, religião e ciência, amizade, amor, perdão estão nas entrelinhas da narrativa, o que deixa o livro extremamente rico em suas propostas. Para mim, este o ponto positivo de toda a obra. Como qualquer texto, percebemos as intenções da autora, e todas elas apontam para um lado bom, essenciais para o nosso cotidiano.

Os personagens não apresentaram um bom desenvolvimento. A inserção de vários ao longo da história, faz com que o leitor não crie simpatia por nenhum. Não há desenvolvimento, porque o leitor é apresentado a vários ao longo da história, e quando voltamos aos que conhecemos, não há como se ligar a situação que está sendo vivida ali.

A forma como a autora separa seus capítulos, me fez lembrar muito do Dan Brown, já que boa parte da história é intercalada. Porém, o ponto negativo dessa forma, foi como já colocado acima, é a não criação de uma ligação com os personagens. Não é a toa, que não se cria sentimentos com eles, e às vezes, a narrativa é quebrada tirando a ação do desenrolar do texto.

Toda a história é bem escrita. A forma como Cenir descreve as cenas empolga, em relação aos argumentos, assim desenvolvimento da história, não há como se perder. Escrever livros sobre viagem no tempo é complicado, principalmente, quando as questões envolvidas tratam sobre ética, religião e ciência, assuntos complicadíssimos de se debater. Nesse caso, a autora consegue transmitir para o leitor todas as suas opiniões, colocando o leitor pra refletir também. Por muitas vezes parei pensando nas situações descritas, e fiquei imaginando casos semelhantes que já existem. Para mim é outro ponto que faz o livro valer a pena.

Sobre as questões técnicas em si. Adoro as diagramações da Chiado, torna a leitura mais fluída. As páginas amareladas e o tamanho das letras faz com que em nenhum momento o leitor fique cansado. A impressão também não apresenta problemas, assim como a revisão. Em relação a capa, não gostei muito dela porque não transmite nada da história, apenas mostra a cidade, isso deixa a primeira impressão fraca.

Agradeço de coração a Cenir Zemuner (desculpe se errei a pronúncia do seu nome no vídeo!) pela confiança depositada neste blog e em seus administradores. Espero que tenha gostado de nossa humilde opinião e das críticas, sempre levando em conta que críticas nunca são para derrubar ninguém, mas para auxiliar no próximo passo. Existe um imenso potencial para histórias cada vez mais intrigantes e empolgantes.

Ficou com preguiça de ler tudo isso?! Que tal ver nossa vídeo resenha no canal?! Segue abaixo.


Bom, lembrem de deixar suas opiniões aí embaixo, precisamos dialogar muito.  Não esquece de curtir nosso blog e visitar nossas redes sociais, que diariamente, estão cheinhas de novidades. Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário