domingo, 18 de janeiro de 2015

Literatura Juvenil: Os favoritos da minha estante.

Olá pessoal,

Estava um pouco sumida do blog, ainda bem que Cleber me salva nos dias que estou super atolada..rs.
Hoje eu resolvi falar sobre um gênero literário que eu adoooro, o tema do post de hoje é literatura juvenil. :)  Apesar da minha idade (26), quem me conhece sabe que nada me agrada mais que um bom romance juvenil. Eu costumo dizer que sou uma eterna adolescente. Eu separei dez livros que se destacaram na minha listinha de favoritos. Espero que gostem das minhas escolhas. Vamos lá?




1 - O primeiro livro que selecionei foi o "Quem é você, Alasca?" do autor John Green. 

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


*A leitura é envolvente do início ao fim, e por falar em fim, muitas pessoas não curtem o desfecho da história, mas para mim esse foi o ponto alto do livro. Aquele tipo de leitura que você fica pensando durante dias quando termina. Muito bom! Nota 5/5.


2 - Em segundo lugar escolhi o livro "Eleanor e Park" da autora Rainbow Rowell.

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

*A sinopse retrata exatamente o que o livro é. Eleanor é totalmente diferente dessas protagonistas que estamos acostumados, ela é autêntica, inteligente e cheia de opinião. Já Park é o tipico garoto fofo que nos conquista logo de cara. Eu fiz uma resenha a algum tempo atrás, se quiserem saber mais click aqui. Nota 5/5.

3- Em terceiro lugar escolhi o livro "Anna e o Beijo Francês" da autora Stephanie Perkins.

Anna Oliphant tem grandes planos para seu último ano em Atlanta: sair com sua melhor amiga, Bridgette, e flertar com seus colegas no Midtown Royal 14 multiplex. Então ela não fica muito feliz quando o pai a envia para um internato em Paris. No entanto, as coisas começam a melhorar quando ela conhece Étienne St. Clair, um lindo garoto -que tem namorada.Ele e Anna a se tornam amigos mais próximos e as coisas ficam infinitamente mais complicadas. Anna vai conseguir um beijo francês? Ou algumas coisas não estão destinadas a acontecer?

*É impossível ler e não se apaixonar pelo Étienne. Você vai respirar romance durante toda a leitura. Nota 5/5.

4. Em quarto lugar ficou "A lista negra" da autora Jennifer Brown.


E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.

*Esse livro é mais sério que os outros, ele trata sobre o bullying e outros assuntos tensos da adolescência, mas apesar de não ser um "romance fofinho" vale muito a pena a leitura. Ele tem uma mensagem muito boa e você com certeza vai se emocionar em vários momentos. Se quiser conhecer mais click aqui.


5. Em quinto lugar escolhi  "Cante para eu dormir" da autora Angela Morrison.

Cante para eu dormir revelará a dura realidade da vida, a energia firme da amizade e mostrará que o verdadeiro amor transcende tudo. O livro conta a história de Beth, uma garota que sofre bullying e passa toda sua infância sendo rejeitada por sua aparência. As únicas pessoas a aceitá-la são sua mãe e seu melhor amigo, Scott. Mas tudo isso fica para trás quando ela é convidada para ser a vocalista do coral da escola e recebe a transformação que lhe dará a oportunidade de conhecer um amor que vai além de tudo, até mesmo da própria vida.
Derek é tão lindo, tão doce, tão fantástico que Beth acha que não merece, mas quer experimentar, mesmo estando á milhas de distância. Porém, existem segredos não revelados entre eles.
A história reúne as mais profundas emoções humanas: decepções, tristezas, alegrias, amores e paixão, muita paixão, que ficará gravada em cada coração por muito tempo, mesmo depois do término da leitura.

* Esse vai te fazer chorar com toda certeza. É lindo, emocionante, triste e encantador ao mesmo tempo. Nota 5/5.

6. Em sexto lugar eu peguei o primeiro livro para representar toda a série de "Fazendo meu filme" da autora Paula Pimenta.

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 

*Essa série é incrível, são quatro volumes onde vamos acompanhando o desenvolvimento da personagem principal (Fani), desde a fase da adolescência até a fase adulta. Literatura de muitíssima qualidade. Nota 5/5.


7. Em Sétimo lugar ficou o livro "Lola e o garoto da casa ao lado", que também é da autora Stephanie Perkins.


A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro.
Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.

* Lola e o garoto da casa ao lado também é um romace fofo, não chega a ser tão fofo quanto Anna e o beijo francês, mas vale a pena ler. O melhor do livro é que podemos matar a saudade da Anna e do Étennie, os dois aparecem em pontinhas do livro. Nota 4/5.

8. Escolhi para o oitavo lugar "A probabilidade do amor à primeira vista" da autora Jennifer E. Smith.

Com uma certa atmosfera de Um dia, mas voltado para o público jovem adulto, A probabilidade estatística do amor à primeira vista é uma história romântica, capaz de conquistar fãs de todas as idades. Quem imaginaria que quatro minutos poderiam mudar a vida de alguém? Mas é exatamente o que acontece com Hadley. Presa no aeroporto em Nova York, esperando outro voo depois de perder o seu, ela conhece Oliver. Um britânico fofo, que se senta a seu lado na viagem para Londres. Enquanto conversam sobre tudo, eles provam que o tempo é, sim, muito, muito relativo. Passada em apenas 24 horas, a história de Oliver e Hadley mostra que o amor, diferentemente das bagagens, jamais se extravia.

* Mais um livro água com açúcar, ideal para os amantes de romances fofinhos. Dessa vez será o Oliver à conquistar seu coração. Nota 4/5

9. Em nono lugar ficou "O presente do meu grande amor", são 12 contos de vários autores, o livros foi organizado pela Stephanie Perkins.


Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança. 

*Esse livro reúne autores maravilhosos como David Levithan, Rainbow Rowell, Gayle Forman, entre outros. Cada conto tem sua peculiaridade, mas sempre retratam as festas de fim de ano. Como eu sou super apaixonada por essas festas, me encantei totalmente com as histórias. Alguns contos bem que poderiam virar livros.

10. Por fim, escolhi o livro "Nada Dramática" da autora Dayse Dantas.


Camilla Pinheiro conseguiu passar sua vida escolar praticamente ilesa, sem se envolver em dramas adolescentes. Isso é uma grande vitória para ela, que sempre foi muito aplicada nas aulas. E pretende continuar assim, agora que está no terceiro ano do ensino médio do colégio Coliseu, um dos mais puxados e concorridos de Goiânia. Sempre organizada, seus planos para o último semestre se resumem 
a um só objetivo: passar no vestibular com as melhores notas.

Porém, graças a uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo, Camilla vê seus dias calmos de estudos se transformarem, em meio a revoluções escolares, brigas familiares, intrigas na turma, dúvidas sobre o futuro e até uma inesperada paixão, que ela insiste em negar para si mesma. Para se abstrair do mundo real, agora virado de cabeça para baixo, ela posta em seu blog as aventuras da “Agente C”, sua identidade nada secreta para quem a conhece e sabe o que é viver um dos períodos mais intensos da vida.

* Mais uma autora nacional que escreve super bem. Você vai rir e se envolver no mundo de Camilla . É uma leitura rápida e leve. Nota 4/5.



Essa foi minha lista de livros juvenis, espero que tenham gostado das dicas. Você já leu algum ou vários da lista? Então deixa sua opinião aqui no nosso cantinho. Se tiverem alguma indicação desse gênero para fazer, por favor, deixe o título nos comentários, ficarei muito feliz em conhecer novas obras. Um beijo enorme e até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário