quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Resenhando: A 5ª Onda, do autor Rick Yancey

OLÁ AMANTES DE ALIENÍGENAS,

Acabei de ler A 5ª Onda e garanto a vocês: estou com medo que as pessoas ao meu redor sejam aliens. Menos eu, por que se eu fosse um, garantiria de ganhar muito dinheiro. Com uma narrativa não linear, o autor consegue prender do primeiro ao último capítulo, entrelaçando muito bem a vida de cada personagem.


Depois da primeira onda, só restou a escuridão.

Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.

Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.

Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.

Agora “A Quinta Onda”está começando...

Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão? Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!


Cassie, é uma adolescente com todas as inseguranças possíveis, porém ela tem algo a mais para se preocupar: uma invasão alienígena. E sua única companheira é sua arma e o urso de pelúcia deixado pelo seu irmão, Sam, ao ser levado pelo exército. O que ela não sabe, é que ela não está tão só quanto pensa. No outro plano, Ben Parrish acorda em uma instalação médica sem saber o que ocorreu, mas o que ele irá descobrir é que está ali para virar um soldado e proteger seu país contra os invasores. 

Yancey consegue manter múltiplas histórias, retratando a mesma situação em pontos de vista diferentes. Isso faz com que a história não siga um plano linear, apesar de entrelaçar todas no final. A escrita do autor é fantástica, consegue transportar o leitor para dentro da história, fazendo com que ele se sinta como um personagem vivenciando a mesma situação.

A construção dos personagens ficou bem interessante. Como a maioria é adolescente, o jeito que vão crescendo diante do fato de estarem sozinhos e guiarem suas vidas a partir dali, é muito bom e empolgante. Mesmo tendo o foco em Cassi, o leitor vivencia também as vidas de Sam, irmão de Cassi, Ben Parrish, e Evan Walker. Cada um tem seu peso e sua forma de analisar as coisas que estão acontecendo e como em toda distopia, tem-se a personificação de todos os medos adolescentes, transformados em uma maneira de tentar sobreviver. Por este motivo, os personagens não são perfeitos, e isso enriquece a ligação deles com o leitor.

Essa distopia tem seu diferencial pelo fato de abordar alienígenas, mas ainda por cima, de trazer uma visão completamente diferente daquela que as pessoas estão acostumadas a pensar. Esse fato faz com que a história ganhe destaque diante de uma enxurrada de livros semelhantes. 

Apesar de parecer complexo no início, aos poucos o leitor se acostuma como a narrativa se desenvolve, por isso digo: não pare de ler, mesmo que esteja cansativo, Pode ter certeza que as coisas vão melhorando gradativamente e o livro se torna impossível de largar.

Eu gostei muito do livro, principalmente, pelas diferenças já citadas anteriormente. Mas ainda por cima, por trazer uma forma original de pensar uma invasão alienígena, foi bom pensar uma outra maneira de uma possível invasão de outro planeta. 

O ponto negativo fica no início, pois a leitura torna-se um pouco massante, por que vários detalhes são colocados para expor a vida dos personagens, mas alguns desses detalhes não precisavam ser colocados logo de início, pois no desenrolar da história, o personagem vai mostrando suas características. No final achei alguns furos. Senti que o ato final ocorreu rápido demais, como se o autor quisesse finalizar a história de uma vez. Por esse motivo, várias cenas ficaram na sensação de que estava faltando algo. Mesmo assim, dá para perder o fôlego em algumas partes. Porém de resto, o livro é muito bom. Doido para achar o segundo livro.

Alguém aí já leu? Manda sua opinião aí nos comentários. Lembra de passar no nosso canal do youtube , passa no facebook e também no meu instagram @loucosporfilmes e no @amantesporlivros. Beijos e até a próxima.

Confira abaixo vários booktrailers  em um só vídeo do livro A 5ª Onda


Para quem não sabe, o livro foi adaptado para o cinema e será estrelado pela atriz Chloë Grace Moretz e vai estrear no dia 4 de fevereiro de 2016, confira o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário