domingo, 20 de março de 2016

Resenhando: Arquivos - Contaminação, do autor Breno William

OLÁ GALERA DO TERROR,

Estamos bombando nas resenhas essa semana. Mais um de terror para animar a galera. Arquivos: Contaminação, é o livro do autor estreante Breno William e lançando pela Editora Schoba. Com uma linguagem fácil e baseada nos grandes apocalipses zumbis, Breno consegue em um regionalismo bem legal, mostrar um Brasil e um Nordeste bem diferente do que estamos acostumado.



Michael Rodrigues é um ex-militar que faz seu trabalho com afinco. Em uma ação, ele perdeu o braço. Mas devido aos avanços tecnológicos, conseguiu reconstruir o membro e entrou para a polícia. No seu primeiro dia de trabalho, ele conhece a jovem problemática Clara,  que está detida por causa de confusão. Durante o interrogatório, Clara e Michael percebem que ficaram sozinhos por muito tempo e quando saem, observam o caos que se instalou em pouco tempo na cidade. Uma horda de criaturas monstruosas estão devastando a cidade de Aracaju e agora eles terão que entender o que houve e como acabar com elas.

Breno, mesmo sendo jovem, trás uma escrita madura e bem divertida. Usando sua cidade de origem (diga-se de passagem a nossa também!), ele consegue criar um Brasil Pós-Apocalíptico digno de qualquer grande produção estrangeira. Por ter influências de quadrinhos e filmes do gênero, conseguimos ver diversas referências a essas grandes obras.

Em relação aos personagens, o autor faz um bom perfil psicológico dos personagens. Michael por ser um ex-militar sofre com algumas sequelas e com problemas familiares e Clara, também enfrentou vários problemas em sua vida. Ao longo da tentativa de sobrevivência dos dois, vários personagens se encontram. Nesse ponto algumas pessoas são ativas e ajudam e outras só atrapalham.


O autor já consegue um feito bem legal, pois, consegue criar um novo mundo. E criou algo possível, dando aquela sensação de que podemos ver isso daqui a alguns anos. Com muitos detalhes, para quem mora ou não mora na cidade, é possível visualizar os lugares, pois, a descrição do autor é fantástica. Sua escrita é bem objetiva e fácil, contribuindo para uma leitura fluida e nada cansativa. As cenas de ação também foram bem construídas e são bem empolgantes.

O livro é bacana. Sua história empolga muito e não dá tempo para ficar refletindo muito. Com conspirações e um pouco de política, o livro torna-se completo. A qualidade gráfica também ajuda no desenrolar da história. A diagramação é boa e não cansa a leitura.


Nota 4,5 de 5. Não vou fechar por causa de algumas coisas que ficaram soltas. Como o autor dá uma brecha para um segundo livro, pode ser que tenha sido isso. Mas a história de alguns personagens e alguns aspectos da histórias poderiam ter crescido mais, mesmo sendo o primeiro de uma série. Mesmo assim, não há nada que atrapalhe a qualidade e a boa história para quem adquirir o livro.

Gostam de histórias de zumbis? Manda sua ideia nos comentários. Se quiser adquirir o livro é só acessar no site da Schoba. Abraços e até a próxima.

2 comentários:

  1. Fuçando a internet em busca de pessoas (de verdade) em Aracaju que curtam livros, me deparo com o blog e tô adorando!!! Sou paulistana e apesar de morar a muitos anos em Aracaju, me sinto uma eterna turista. Amo livros de terror/suspense e tô fascinada com as dicas de títulos aqui!!! Obrigada por ainda se dedicarem ao blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou o pai do autor e agradeço muito pelo incentivo e apoio e esperem logo estaremos lançando a continuação eu como pai e apoiador já estou lendo e garanto que vocês irão gostar...

    Muito Obrigado.

    William Silva

    ResponderExcluir