quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Resenhando: Nada Dramática, da autora Dayse Dantas

OLÁ PESSOAL,

Como todos já sabem, nosso Blog e Instagram viraram parceiros da Editora Gutenberg. Hoje iremos apresentar o primeiro fruto dessa maravilhosa parceria. Dando continuidade a divulgação dos autores nacionais, falaremos sobre Nada Dramática, livro da autora Dayse Dantas.


Camilla é uma adolescente de 17 anos que está cursando o terceiro ano do ensino médio. Ela está vivendo a "tensão pré- vestibular". Apesar de não ser rica, Camilla estuda em um dos colégios mais conceituados da cidade de Goiânia. Sua vida se resume a estudos, alguns poucos amigos e batalhas de super trunfo nos horários vagos das aulas. Um belo dia, ela se vê envolvida no drama amoroso do seu melhor amigo, o Thiago. Por conta de um engano, as pessoas deduzem que Camilla é completamente apaixonada por ele e essa fato começa a movimentar um pouco as coisas na vida da personagem.

Como se não bastasse esse rolo todo, ela ainda se vê envolvida em uma revolução escolar, problemas familiares e uma inesperada paixão. Definitivamente, ela saiu de sua zona de conforto escolar. Para aliviar a pressão dos estudos, hormônios a flor da pele e brigas familiares, Camilla tem uma válvula de escape, ela escreve aventuras secretas da "Agente C" em seu blog


Eu sou meio suspeita para falar de livros adolescentes, pois, este é um universo que me encanta muito. Eu adoro analisar os dramas e as questões existenciais que costumam aparecer quando estamos nessa transição entre adolescência e vida adulta. Se você passa ou já passou por essa fase, sabe exatamente do que estou falando.

Com a Camilla, nossa personagem em questão, não é diferente. Ela passa por muitos momentos de dúvidas e desespero, porque é sempre complicado enfrentar "o novo". Não saber de que forma a vida vai ser quando terminar o ensino médio. As mudanças são inevitáveis, e isso é assustador para qualquer pessoa. A pressão de passar em um vestibular "que irá definir sua vida", decidir um curso que vai te sustentar para sempre e que aquilo vai ser melhor. Deixar os amigos " para trás" e começar um novo ciclo, toda essa incerteza é de tirar o sono.

Dayse consegue trabalhar toda essa inconstância de uma forma prática e objetiva, em um romance que trás todas essas questões para o leitor. Apesar de ser voltada para adolescentes nessa fase, as pessoas que passaram por ela (assim como eu!), poderão analisar e relembrar os medos que tinham nessa época. Por este motivo, a autora merce todos os créditos por conseguir traduzir tantos dramas em um romance.

Alguns personagens são bem maduros para as idades que apresentam, tirando aquele velho preconceito que adolescente é vazio e não sabe de nada, a autora ainda conseguiu inserir um pouco de comunismo na história (achei super bacana). Dayse acertou em tudo: narrativa, construção dos personagens e ambientou bem a história. Merece nota 5/5 por conseguir reunir tudo em seu livro de estréia. :)


Finalizando rapidamente com alguns detalhes técnicos da obra, não posso deixar de falar da capa, que ficou muito bonita e chama atenção do público alvo. A diagramação do livro está muito boa e não achei erros gramaticais. Qualidade excelente, ponto extra para a Editora Gutenberg.

Então, espero que tenham gostado da resenha. Fica a dica de um maravilhoso livro nacional. Até a próxima!  Beijinhos!

6 comentários:

  1. Oiii
    Já li o livro e gostei muito, esperava um pouco mais do livro, mesmo assim, é uma leitura bem agradável haha e é impossível não se identificar com a personagem para quem está nos últimos ano da escola também.
    Ótima resenha e dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/resenha-de-olhos-fechados-lavinia-rocha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou. Eu amo me identificar com os personagens, principalmente, quando estão vivenciando as mesmas experiências. Esse livro me deu nostalgia. Valeu pela visita e comentário. Beijos

      Excluir
  2. Que sorte a sua conseguir parceria com a Gumteberg!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mari, foi muita sorte mesmo. Uma das minhas editoras favoritas. Valeu pelo comentário.

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca me interessei saber sobre, apesar de ter amado a capa, porque é a coisa mais linda! Cheguei no teu blog com um post da gutemberg com um trecho da sua resenha e assim que a li fiquei empolgada em ler Nada Dramática, muito empolgada mesmo.
    Adorei sua resenha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler Layla, você não vai se arrepender. Qualquer coisa coloca sua opinião aqui. Beijos. Valeu pela visita.

      Excluir