sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Resenha: Deixe a Inglaterra Tremer, de Sávio Lopes



OLÁ AMANTES POR LIVROS,


Resenha de mais um parceiro. Colocamos a disposição a opinião sobre o livro Deixe a Inglaterra Tremer, do nosso parceiro Sávio Lopes. Devo adiantar que o livro possui uma trilha sonora impecável.

Ficha Técnica
Título: Deixe a Inglaterra Tremer
Autor: Sávio Lopes
Editora: Novo Século
Nota: 4/5




Sinopse

Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. 
Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. 
O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. 
Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.

Resenha


Esta obra retrata o intercâmbio de um jovem (não é apresentado nome no livro) na Inglaterra. Além de trazer descrições sobre a vivência, a obra também expõe diversos lugares para conhecer, além do crescimento pessoal que uma experiências dessas pode ocasionar.
Achei interessante que todos os capítulos eram iniciados com trechos de músicas. Eu fiz questão de baixar todas, porque adorei o gosto musical do autor (ganhou pontos). Aconselho para aqueles que lerão o livro ouvir todas as músicas indicadas, tenho certeza que não irão se arrepender. 
No início da leitura dá para perceber os medos e anseios personagem ao chegar na Inglaterra. Logo no primeiro capítulo senti um ar de superioridade e arrogância do mesmo, criando em mim uma visão negativa sobre o que viria mais a frente, porém, a evolução dele durante a viagem é perceptível, melhorando a minha primeira impressão. 
O jovem solitário e amargurado do início do livro acaba mudando certas atitudes a partir do momento que ele começa a se relacionar com os colegas durante curso de aperfeiçoamento da língua inglesa. Nas aulas, ele passa a conviver com alunos dos mais variados lugares, aprendendo a respeitar a diversidade cultural de cada um deles. As amizades que surgem trazem uma mudança positiva no comportamento e nas experiências do jovem. O livro também trás várias dicas sobre como se virar na "terra da rainha", a exemplo de lugares para comer e visitar. 
De forma resumida, na minha opinião a ideia de detalhar a experiência de viver em outro país é bem enriquecedora, porém acho que o autor pecou na forma de descrever os fatos deixando a leitura um pouco cansativa. Eu entendia o que o autor queria mostrar, mas não conseguia me empolgar com suas descrições. Faltou emoção na hora de descrever os sentimentos vivenciados pelo personagem do livro. Apesar das críticas aqui expostas eu indico o livro, principalmente para aqueles que pretendem fazer intercâmbio no futuro.


2 comentários:

  1. Esse livro me conquistou pela trilha sonora, pela capa... necessito de lê-lo!!

    ResponderExcluir
  2. Você poderia postar o nome de todas as músicas? Obrigada desde já. :)

    Ass. Biia

    ResponderExcluir