domingo, 15 de dezembro de 2013

O Hobbit: A história que antecede O Senhor dos Anéis!

BOA TARDE AMANTES POR LIVROS E FILMES,


Devido a grande estréia de O Hobbit: A Desolação de Smaug, decidi falar sobre o livro.

Como todos sabem, este livro foi escrito para os filhos de Tollkien, por isso uma atmosfera infantil. Percebendo a riqueza criada por seu intelecto, Tolkien criou um mundo de seres inimagináveis, que passaram pela Terra em tempos ermos.

O filme de Peter Jackson ampliou o livro, criando novas histórias mas seguindo a mesma trajetória descrita na obra. Para mim, apesar de ter mudado muitas coisas, o filme criou um elo muito maior com o Senhor dos Anéis, já que para quem leu, O Hobbit poderia ser considerado um apêndice do Senhor dos Anéis.
A história retrata o início da jornada vivida por Bilbo Bolseiro (martin Freeman), Tio de Frodo, ao ajudar os 13 anões (veja a imagem com o nome de todos abaixo) a retornarem para alcançar suas riquezas na Montanha Solitária. Em todo o percurso várias são as dificuldades encontradas, inclusive, o O Anel.
Cabe ressaltar, que a parte de Bilbo achando o anel e disputando-o com Gollum, foi adicionada depois de O Senhor dos Anéis.
Para quem gosta de aventura muito boa. Simples e rápido, surpreende a cada momento. Não possui a complexidade de Senhor dos Anéis, nem seus personagens são muito complexos. Diferente do que ocorre no filme, onde já no trailer, percebe-se a feição cansada e amadurecida dos personagens (ponto positivo para as mudanças de Peter). A ligação entre esta história e a do Senhor dos Anéis fica mais exposta, sendo bem legal para quem é fã dos filmes e também para quem não conhece.
Fica aqui a dica: Assistam ao filme e curtam os livros. O trabalho de Tolkien como escritor e criador de histórias é maravilhosa. Já a de Peter Jackson como diretor também é esplêndida, já que ele compreendeu a história e a levou para o cinema.
13 anões em O Hobbit
FonteNerd Pai
Assistam o video apresentando o livro O Hobbit, na edição comemorativa de 75 anos de publicação da primeira edição. (particularmente, sou apaixonado por esta capa, pois, além de ser capa-dura, trás a arte da primeira edição)


video


Espero que tenham gostado. Como sempre curtam, comentem e compartilhem. Nos falem o que achou e o que podemos melhorar. Até mais, Amantes por Livros e Filmes.

Um comentário:

  1. Assisti o filme e achei muito bem feito. A história é surpreendente, a parte final é sensacional, e nem acreditei quando acabou, embora nunca tenha lido os livros nem assistido o primeiro filme ou senhor dos aneis. Acho que teria entendido mais...

    ResponderExcluir