sábado, 14 de dezembro de 2013

Sexta Feira 13: Megapost de Terror - Parte 2

BOA NOITE AMANTES POR LIVROS,

Nesta segunda parte do nosso especial de Sexta Feira 13, falaremos agora sobre um livro de contos de terror muito bacana. Lançado pela Editora Martin Claret, o livro intitulado "Rosto de Caveira, Os Filhos da Noite e Outros Contos" trás uma coletânea de contos do autor Robert E. Howard, mais conhecido pelo seu romance que deu origem ao filme "Conan, o Bárbaro" interpretado por Arnold Schwarzenegger em 1982.
Grande referência do estilo literário denominado como Espada e Feitiçaria (Sword and Sorcery), Robert E. Howard nasceu no Estado do Texas em 1906 e se suicidou, no mesmo Estado em 1936. Este subgênero literário é a escrita de histórias fantásticas com seres mitológicos e com cenas sobrenaturais. Neste livro, vários contos do autor são exibidos. Faremos aqui uma breve sinopse de cada um dos contos.

Havia uma porta, mas não consegui
encontrar sua chave,
Havia um Véu através da qual que não
conseguia enxergar.
(Omar Khayyam)


Para iniciar bem as sinopses dos contos do Robert E. Howard, cito um filósofo o qual é bastante utilizado no início dos capítulos do conto "Rosto de Caveira". Para mim esta citação nos faz pensar em que realidade nós vivemos e quantas ainda existem, ampliando ainda mais o subgênero e seu maior representante o qual estamos aqui falando. Curtam as sinopses.


ROSTO DE CAVEIRA
Este conto retrata um homem perturbado, que participou de guerras, viciado em haxixe. Ele frequenta uma casa chamada de Templo dos Sonhos, um local para viciados nas drogas do início do Séc. XX. Sem dinheiro para pagar pela droga consumida, é expulso do local. Porém, seu vício o deixa fraco e sem saída ao não ser tentar voltar para dentro. Uma jovem que frequenta o mesmo local, o salva e salda sua dívida. Só que esta dívida não será paga com dinheiro e sim com uma droga mais forte que o reabilitará para fazer trabalhos para o dono do Templo dos Sonhos, Kathulo. Nesse pequeno momento de lucidez, o homem começa a perceber que as coisas são mais misteriosas e perigosas do que ele imaginava.

NA FLORESTA DE VILLEFORE
Um homem, De Montour, perdido em uma floresta encontra um outro rapaz, chamado de Carolus le Loup. O primeiro se assusta, pois, ouviu dos aldeões lendas que se referiam a uma homem que se transfigurava em lobo. Ao andar por várias horas, Carolus o Lobo, aparenta não ser apenas um homem. O que será que acontece?

CABEÇA DE LOBO
Continuação do conto acima. Um homem é convidado por D. Vicente para passar alguns dias em sua propriedade na África, porém, outras pessoas aparecerão, inclusive, Senhor De Montour. Neste encontro, assassinatos e desavenças ocorrerão, mas existirá outras questões, principalmente de interesses. Quem será o portador da verdadeira maldade?

A SERPENTE DO SONHO
Conto que mais me arrepiou e deixou intrigado. Um homem conversa com seus amigos sobre um sonho que o atormenta desde a infância. A forma a qual o homem descreve o sonho é tão intensa que nos deixa angustiado. Mas dentro deste sonho, uma serpente sempre se aproxima, e a sensação de realidade é tão forte que o homem não consegue saber se está sonhando sempre ou se o que ele vive é real. Quais são suas conclusões? Final surpreendente.

A HIENA
Conto que retrata cenas da África colonial. Dessa vez um recém chegado a propriedades na África, é surpreendido por um feiticeiro negro, forte e que assusta. Ao ouvir histórias sobre este ser, o homem fica aturdido e com medo. No mesmo tempo, uma hiena vem matando várias pessoas e uma rebelião surge dos nativos. O que será que acontece no final?

A MALDIÇÃO DO MAR
Dois marinheiros bem conhecidos da comunidade costeira, são os mais desbravadores marinheiros da região, porém, nenhum dos dois possui nenhum escrúpulo. Dentre suas atrocidades, um deles acaba violentando e matando uma jovem donzela. A mãe da jovem, completamente perdida em relação ao que fizeram com a filha, lança uma maldição sobre os dois. Como vocês acham que isso terminará?

O ATERRORIZANTE TOQUE DA MORTE
Conto muito bom que retrata o medo que existe dentro de nossas cabeças. Um Senhor vela a morte de um conhecido, só que na casa só tem o próprio Senhor e moribundo. Mas o medo não vem de um fantasma, mas sim da cabeça do vivo. Imaginam o final? Este foi mais surpreendente e cômico dentre todos.

OS FILHOS DA NOITE
Em um encontro de seis amigos intelectuais, uma conversa sobre a origem de algumas etnias pode resultar em uma incrível descoberta. Ao analisarem uma peça antiga, um deles é atingido na cabeça, o que o faz voltar ao tempo até a origem das etnias as quais eles estavam conversando. Qual será o desfecho dessa descoberta?  Este conto é uma homenagem ao amigo H. P. Lovecraft (mestre da literatura do terror e amigo de Robert) e a Edgar Allan Poe (doutor da literatura de terror, clara influência de Robert), onde o autor faz referências a textos famosos destes dois.

Todos os contos são bem construídos, alguns até complexos. Gostei da referência à época da colonização da Europa sobre a África, onde a superioridade europeu sobre os africanos é exposta de forma nua e crua. Os preconceitos, os medos e as lendas fazem parte das histórias do autor Robert E. Howard. Apesar de ter um caráter discriminatório muito forte, deve-se entender que era a cultura vigente na época. Sobre a publicação, boa encadernação, folhas de ótima qualidade, a capa não foi tão original, mas ficou legal.

Para quem gosta de terror é uma leitura super indicada. Espero que tenham gostado do megapost de terror Especial Sexta Feira 13. Qualquer coisa curtam, comentem e compartilhem. Até mais, Amantes por Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário