terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Resenha: O Diário de Litat - Claudemir de Oliveira

BOA NOITE AMANTES POR LIVROS,

Hoje apresentarei a resenha do Livro O Diário de Litat, do autor Claudemir de Oliveira. Segue abaixo a ficha técnica e depois entraremos no mundo de Litat.

Ficha Técnica:
Livro: O Diário de Litat
Autor: Claudemir de Oliveira
Editora: Novo Século
Publicação: 2012
Páginas: 270
Nota: 4.8 (total de 5.0)

Dentre os sentimentos mais lindos da Terra, foi criado o Amor. Há quem diga que esta palavra é formada por quatro letras e dois idiotas, assim como, existem teorias que o amor foi uma ideia criada pelo cinema norte americano para vender filmes. Existem muitas teorias, mas quase ninguém fala sobre o verdadeiro significado do Amor. Para mim existem milhares de definições sobre Amor, deixa eu tentar explicar. Amamos os livros, pois eles nos transportam para outras realidades inclusive para o nosso interior. Também amo meus pais, me criaram, deram comida e carinho, conselhos, no total me protegeram do mundo, isso é Amor. Também existe o amor entre duas pessoas que convivem e dividem a vida como se fosse apenas um. Eu acho que o Amor é uma palavra com tantos significados e que possui uma importância tão gigantesca, que é melhor não entendermos o que é, mas simplesmente sentir o que isso nos dá.

Litat é descendente de uma linhagem de pessoas que tiveram o amor como principal arma para enfrentar o desejo dos Deuses. De um lado nós temos o Deus do Bem Rum e do outro o Deus do Mal Irdasofeu. Diante deles, existe o Deus Supremo, criador de todas as coisas e sentimentos. Em certos períodos de tempo o Deus do Bem e o do Mal escolhem pessoas dentro desta vila, sendo que o bem opta por uma pessoa de bom coração que ame os outros acima de si mesmo. Por outro lado, o Deus do Mal escolhe a pessoas mais angustiada, sem vontade de viver e, é claro, que pratique todo o mal possível.

Dentre essa guerra de Deuses estão duas pessoas que se amam puramente e que todas às vezes rezam para que não sejam escolhidos. Bnus e Qeb formam um casal apaixonado, da forma mais simples e pura, porém, durante a colheita para os Deuses, o Deus do Bem escolhe Qeb. ara evitar que sua família e o próprio Bnus sofra, Qeb se sacrifica e aceita a ordem do Deus. Atormentando pela perda de sua alma gêmea, Bnus fica desnorteado e sai sem direção da morte, pois só através dela, ele conseguiria alcançar seu grande amor. 

Atormentado, começa a perder sua vontade de viver, e diante a chance de se tornar um ser imortal assim como Qeb, Bnus aceita ir para o lado do Mal. Ficando em lados opostos, ambos começam a travar uma épica batalha sobre o bem e o mal, causando e dor e sofrimento para aqueles que viam o amor inocente que existia. Litat nasce exatamente desta paixão, que de tão forte chamou a atenção do Deus Supremo que salva o casal, porém, ambos deverão sobreviver fora de sua vila e nunca mais regressará para o âmbito familiar que tanto amavam. 

Por causa da sobrevivência dos dois, seus descendentes terão como dádiva a imortalidade, assim como, força e inteligência. Por muitos séculos todos vivem felizes para sempre até o ponto que toda a linhagem de Bnus e Qeb se definham com o tempo, restando apenas Litat, que se vê obrigado a sair do lugar onde cresceu para enfrentar o mundo e espalhar a mensagem de amor para todos os povos.

Toda essa história é embasada na premissa que o bem e o mal sempre estão em disputa, e isso é mostrado com o surgimento de entidades maléficas que buscam a destruição e Litat é o único que pode combatê-los. A busca pelo conhecimento e por espalhar mensagens do bem, levam nosso protagonista a Terras longínquas, onde conhecerá as faces da maldade.  Ao longo da história, o destemido personagem busca aprender sobre o mundo e achar o verdadeiro amor.

Todo o livro é cheio de significados e ensinamentos, mostrando as eterna disputa entre o bem e o mal e as consequências pela escolha de qualquer um dos lados. O livro é rico não só na pesquisa histórica como também é cheio de pretensões boas, a exemplo de mostrar o amor como algo maior do que visualizamos e que este sentimento é capaz de derrotar qualquer coisa.

As pesquisas históricas realizadas são bem colocadas nas passagens de tempo, sendo que estas passagens surpreendem, pois, não dá para ter noção de tempo, somente na metade do livro é que conseguimos nos encontrar nas datas. Para mim isso foi uma jogada muito bacana do autor, pois, o tempo é relativo para várias coisas, inclusive, quando nós estamos amando. Eu interpretei desta forma, sendo que estava amando tanto o livro que não percebia as horas passarem, o que me transportou ainda mais para dentro da história.
Em relação aos detalhes históricos. A pesquisa foi bem contundente e bem transmitida, o que nos leva a imaginar os cenários e lembrar as aulas de história (calma, o livro não fica chato por causa disso!). Todas as ligações entre os períodos da história e os personagens são de bem fácil identificação tornando a leitura bem agradável, não permitindo que o leitor se perca na história.

O final também me surpreendeu, me deixou bem emocionado e com um gosto de fim da história. Mas este fim, não foi um fim comum. Simplesmente, o fim não existe nos levando ao entendimento que a guerra entre o bem e o mal estará sempre nos rodeando e que cabe a nós, escolher um lado. Mas qual lado deverá ser esse? Eu escolhi o lado do Bem.

Uma crítica que eu acho necessária ser feita, é que me encaminhando para o final senti o livro ficar meio massante e um pouco enjoativo, pois, a busca pelo conhecimento e o valor do amor já foi bem exposto ao longo do livro, mas este reforço no final, na minha opinião, acabou quebrando o clímax do fim. Porém, nos dois últimos capítulos, que retratam os nosso tempo, me senti bastante empolgado, retomando toda aventura. Ressalto, que esta crítica em nenhum momento ofusca a beleza e a grandeza da obra, que é magnífica.

Para finalizar, eu darei a nota 4.8 de 5, exatamente por este ponto ressaltado acima. Fiquei fã do livro, espero realmente que o Claudemir escreva outras histórias, apesar de ter gostado muito, eu não queria ver uma continuação de Litat (se ele publicar, é claro que lerei)e vou explicar o porquê: para mim a história do livro deve ter seu ponto final ali, não quero ver o depois de Litat, eu quero continuar imaginando que a luta continua e que temos um protetor da bondade, que ele permaneceu transmitindo os bons sentimentos para todos e que sua vida seja regada de bons sentimentos.

Eu recomendo absurdamente esta leitura, para mim é uma palavra que falta no coração dos seres humanos hoje e esta mensagem ficou maravilhosamente bem transmitida para todos. O autor tocou em sentimentos que merecem ser espalhados ao mundo. Espero que tenham gostado. 

Lembrem-se que para melhorar o nosso blog precisamos da ajuda de vocês, por isso, pedimos que comentem e compartilhem, para melhorarmos cada vez mais nosso amor pelos livros e dividi-los com todos. Fica a dica. Até mais, Amantes por Livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário